CUIABÁ MATO GROSSO

Reabilitação de Animais: Devolução de Nove Espécies à Natureza em Mato Grosso

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Mato Grosso foi palco, nesta quarta-feira (16), de mais uma ação de reintrodução de fauna promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Nove animais silvestres foram devolvidos à natureza em uma área de 12 hectares, localizada em uma propriedade rural no Distrito da Guia.

Entre os animais soltos estão duas araras Canindé, um urutau comum, um sagui, dois jabutis, um papagaio, um gavião e um periquito-de-encontro-amarelo. Todos passaram por reabilitação, com acompanhamento veterinário, antes de serem liberados.

As araras haviam sido resgatadas no município de Diamantino, a 183 km de Cuiabá, após serem encontradas no chão sem conseguir voar. Já o gavião veio de Rondonópolis, a 215 km da Capital, em estado debilitado, e foi resgatado pela 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental.

O urutau comum, ave de hábitos noturnos, foi recolhido em Tangará da Serra e permaneceu sob os cuidados de uma guardiã por cerca de dois meses após avaliação médica. O papagaio, por sua vez, estava em um grupo de outros oito da mesma espécie, mas não se adaptou à convivência, demonstrando sinais de tristeza e perda de apetite, o que motivou sua transferência para um novo local.

A área de soltura é totalmente cercada por telas, o que garante a proteção contra possíveis invasores. No mesmo espaço, já foram soltos anteriormente animais como tamanduá-bandeira, jandaias, corujas-buraqueiras e outras aves e répteis que passaram por reabilitação.

Somente no primeiro semestre deste ano, a Sema já devolveu 177 animais silvestres à natureza, sendo 103 aves, 20 mamíferos e 54 répteis, reforçando seu compromisso com a preservação ambiental e o bem-estar da fauna local.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.