Depois de receber reclamações sobre cobrança indevida da taxa de esgoto, assim como no atraso de instalações, o Procon fiscalizou, na semana passada, in loco, a situação. Para tanto, além dos fiscais do Procon, também integraram a missão representantes da concessionária Águas de Sorriso e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Ager).
“Só no último mês, recebemos 10 reclamações por cobrança indevida e outras 11 pela demora de mais de 30 dias para a ligação do serviço”, detalha o diretor-executivo do Procon, Michel Ferreira, acrescentando que as reivindicações são da mesma região: no Jardim Amazônia foram vistoriadas a Rua Manaués e a Avenida Curitiba, e no bairro Rota do Sol, na Rua de Acesso.
A fiscalização conjunta também é fruto da reunião realizada entre integrantes do Procon e da Águas de Sorriso, ainda em junho. “Com a verificação no local, pudemos constatar que as ligações estavam sim ativas, no entanto, os consumidores precisam saber que a ligação na parte interna da casa deve ser feita pelo próprio morador”, relatou Michel, complementando que “é muito importante vermos também o trabalho da concessionária, para podermos fazer esta ponte com o consumidor de maneira proativa, evitando transtornos desnecessários”.
Quanto à cobrança equivocada, a concessionária se comprometeu restituir o pagamento aos consumidores que tenham efetuado o pagamento, ou cancelar a fatura, corrigindo os valores, para aqueles que ainda não efetuaram.
O diretor do Procon lembra que, após o pedido de ligação à rede de esgoto, a concessionária tem 30 dias para efetuar o serviço. No entanto, a ligação na parte interna do terreno fica a cargo de cada morador.
Fonte: cenariomt