Sophia @princesinhamt
Política

Presidente Bolsonaro recebe alta da UTI: saiba mais sobre seu estado de saúde

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ex-presidente (PL) recebeu alta da unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, na tarde desta quarta-feira, 30. Agora, o ex-chefe do Executivo seguirá para um quarto.

O quadro de saúde de Bolsonaro é estável. Ele não sente dores nem febre. Está com a pressão arterial controlada.

A partir desta quarta-feira, Bolsonaro começará uma dieta líquida. O boletim médico informou que o ex-presidente apresenta melhora progressiva nos movimentos intestinais espontâneos.

Bolsonaro passou por uma cirurgia depois de passar mal durante uma agenda no Rio Grande do Norte, em 11 de abril. Na ocasião, sentiu dores e distensão abdominal. Em virtude da gravidade do caso, os médicos informaram que a operação seria necessária.

Em 13 de abril, Bolsonaro passou por uma cirurgia de 12 horas para remoção das aderências e para a reconstrução da parede abdominal .

Durante o período pós-operatório, Bolsonaro permaneceu na UTI por 18 dias, onde enfrentou complicações como gastroparesia (retardo no esvaziamento do estômago) e alterações nos exames hepáticos. Apesar dessas intercorrências, seu estado clínico era considerado estável.

Nesta quarta-feira, depois de apresentar melhora progressiva dos movimentos intestinais e aceitação de líquidos como água, chá e gelatina, Bolsonaro foi transferido da UTI para uma unidade semi-intensiva.

Ainda não há previsão de alta hospitalar, e o ex-presidente continua sob monitoramento contínuo e restrição de visitas.

Desde que foi vítima de um atentado a faca durante a campanha presidencial de 2018, em Juiz de Fora (MG), Bolsonaro já passou por seis cirurgias diretamente relacionadas ao episódio. A facada, que atingiu o abdômen e perfurou órgãos como o intestino delgado e grosso, provocou uma série de complicações e exigiu múltiplos procedimentos ao longo dos anos.

A primeira cirurgia ocorreu em caráter emergencial, no mesmo dia do ataque, no Hospital Santa Casa, para conter hemorragias internas e salvar sua vida. Nos meses seguintes, Bolsonaro passou por reoperações no intestino, correções de aderências internas e reabordagens cirúrgicas para tratar complicações como hérnias e obstruções intestinais — uma consequência comum de múltiplas intervenções no abdômen.

Além das intervenções diretas relacionadas à facada, Bolsonaro também realizou um procedimento para retirada de cálculo na bexiga (em 2020) e uma vasectomia reversível, mas que não têm relação direta com o atentado.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.