Cuiabá

Prefeito e primeira-dama inspecionam o Centro Amar antes da abertura

Grupo do Whatsapp Cuiabá
Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, vistoriaram, na manhã deste sábado (31), a estrutura do Centro Amar, que será inaugurado oficialmente nesta segunda-feira (2), às 16h, garantindo políticas públicas de inclusão e o fortalecimento da educação especial na Capital. O espaço integra a Secretaria Municipal de Educação e é voltado ao atendimento especializado de estudantes da rede municipal com autismo e outras neurodiversidades.

Samantha Iris, que acompanhou de perto todas as etapas de implantação do Centro, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da educação especial no município.

“O Centro Amar será um centro de avaliação e acompanhamento pedagógico da educação especial da rede municipal. É um reforço muito esperado para atender nossos autistas e outras neurodiversidades. Estou muito feliz, sonhei muito com esse lugar”, afirmou a primeira-dama.

O espaço conta com salas de psicomotricidade, atendimento psicológico, fonoaudiologia, sala neurossensorial e psicopedagogia. Além disso, possui área externa com parquinho. Segundo Samantha, o município também estuda uma programação de atividades voltadas às mães e responsáveis que acompanham as crianças durante os atendimentos. “Estamos programando para que, nessa área externa, tenhamos atividades para as mães que vêm trazer as crianças para avaliação. Tudo aqui foi escolhido com muito amor para atender nossas crianças e as famílias”, declarou.

No Centro Amar são realizadas avaliações multidisciplinares no contexto educacional, com o objetivo de identificar as necessidades educacionais específicas de cada estudante. As avaliações são conduzidas por equipe multiprofissional e considerando as singularidades e o contexto escolar de cada criança.

O encaminhamento ao Centro Amar ocorre por meio das unidades escolares da rede municipal. Inicialmente, as professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizam uma pré-avaliação pedagógica e encaminham o caso à Coordenação de Educação Especial. Após o encaminhamento, o estudante passa por avaliação multiprofissional, realizada de forma articulada entre os profissionais, com observação, aplicação de instrumentos educacionais e análise do contexto escolar, subsidiando a elaboração de relatório pedagógico, que pode indicar, conforme a necessidade do estudante, a solicitação de cuidador, a elaboração ou adequação do Plano Educacional Individualizado (PEI). O atendimento em sala multifuncional ou a inclusão em sala de intervenção pedagógica, além do acompanhamento contínuo na rede municipal de ensino.

O Centro Amar iniciou suas atividades em caráter experimental em outubro do ano passado, por meio de um projeto piloto, atendendo aproximadamente 80 alunos de unidades escolares do entorno. Neste ano, a proposta é ampliar gradativamente o atendimento, mantendo o caráter individualizado do serviço, com capacidade média de 12 a 13 estudantes por turno, conforme os critérios técnicos e pedagógicos do projeto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Adriana Assunção
Foto: Francinei Marans

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.