As cotações do etanol seguem firmes no mercado paulista, mesmo diante de um cenário de baixa liquidez, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. De acordo com o Centro de Pesquisas, a demanda apresentou leve retração na última semana, enquanto a oferta continuou limitada, fator que tem dado sustentação aos preços.
Pesquisadores explicam que os vendedores seguem negociando volumes menores, apostando em uma valorização nas próximas semanas. Do lado da demanda, o mercado chegou a “esfriar” nos últimos dias, já que parte dos compradores permanece focada na retirada de etanol adquirido anteriormente, a preços inferiores aos atualmente praticados.
Entre os dias 19 e 23 de janeiro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado para o estado de São Paulo foi fechado a R$ 3,0871 por litro, valor líquido de ICMS e PIS/Cofins, representando alta de 0,52% em relação à semana anterior. Já o etanol anidro registrou avanço ainda mais expressivo, com o Indicador CEPEA/ESALQ subindo 1,33%, para R$ 3,5377 por litro, valor líquido de impostos, sem PIS/Cofins.
Além dos fundamentos de oferta e demanda, os pesquisadores do Cepea destacam que a proximidade do recesso de carnaval também tem contribuído para sustentar os preços e pode estimular negócios adicionais no mercado nas próximas semanas.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






