Os preços do açúcar cristal seguem em trajetória de queda no mercado spot do estado de São Paulo, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. No dia 22 de outubro, o Indicador CEPEA/ESALQ (cor Icumsa 130 a 180) foi cotado a R$ 112,02 por saca de 50 kg, o menor valor nominal registrado nas últimas quatro safras, desde abril de 2021.
De acordo com o Cepea, a pressão sobre as cotações é explicada pela maior flexibilidade das usinas em reduzir os preços nas negociações, especialmente no caso do açúcar cristal Icumsa 180, produto que tem registrado os maiores recuos. Essa postura mais agressiva no mercado interno tem sido uma estratégia para manter a liquidez diante de um cenário externo desfavorável.
As projeções de excedente global de açúcar também contribuem para o enfraquecimento das cotações, refletindo diretamente na queda dos preços do açúcar demerara no mercado internacional. Esse contexto reforça o movimento de baixa observado no Brasil e sinaliza um período de maior competitividade e margens mais apertadas para o setor sucroenergético.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






