Política

TCU realizar√° auditoria nas contas de Lula: saiba mais!

2024 word3

O vai analisar na quarta-feira 12 a prestação de contas do presidente referente ao ano de 2023. Assim como Lula, os ex-presidentes (PL) e Michel Temer (MDB) tiveram suas contas aprovadas com ressalvas durante todos os seus mandatos.

A sessão extraordinária do TCU está marcada para as 10h. O relator do caso é o ministro Vital do Rêgo. A análise verifica se os gastos da Presidência respeitaram as regras fiscais e orçamentárias em vigor. Esse é o nono julgamento das contas de Lula pelo TCU, que teve suas contas aprovadas com ressalvas em seus dois primeiros mandatos.

Lula recebeu o presidente de Benim, Patrice Talon, para assinatura de atos entre os dois pa√≠ses - 23/5/2024 | Foto: Ton Molina/FotoArena/Estad√£o Conte√ļdo - praia grande
Depois De Ser Elaborado Pelo Tcu, Relat√≥rio Sobre Contas De Lula Ser√° Enviado Ao Congresso | Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estad√£o Conte√ļdo

Dos cinco √ļltimos presidentes, somente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) conseguiu a aprova√ß√£o sem ressalvas, alcan√ßando esse feito tr√™s vezes: em 1996, 1997 e 1999. A √ļnica presidente a ter suas contas rejeitadas pelo TCU foi Dilma Rousseff (PT), com reprova√ß√Ķes em 2014 e 2015.

Depois do julgamento, o parecer e o relatório do TCU serão enviados ao para análise. A expectativa é que o resultado da apreciação das contas de 2023 de Lula siga o mesmo de seus mandatos anteriores, com aprovação e ressalvas.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.