Sophia @princesinhamt
Política

Políticos brasileiros recebem treinamento sobre crime organizado nos Estados Unidos

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma comitiva de 25 líderes brasileiros está em Nova York nesta semana para participar de um curso executivo na Universidade Columbia. O objetivo é discutir soluções para o crescente desafio do crime organizado no Brasil.

O encontro acontece depois de um violento tiroteio no aeroporto de Guarulhos, onde um delator do Primeiro Comando da Capital (PCC) e um motorista de aplicativo foram mortos.

Em 2024, o cenário político foi marcado pela influência do crime organizado, com 12 candidatos ligados ao PCC eleitos em São Paulo, incluindo 10 vereadores e dois prefeitos.

A situação intensificou a percepção de insegurança nas áreas periféricas. O curso, promovido pela ONG Comunitas em parceria com a Picker Center Foundation, visa a ser um fórum acessar casos internacionais de sucesso e aprender com conceitos de instituições renomadas.

O programa ocorre de 11 a 15 de novembro, com a participação de governadores, prefeitos e membros do Congresso Nacional.

Foram escolhidas 25 lideranças dos setores público e privado de todas as regiões do Brasil. Entre os participantes estão figuras importantes, como Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; João Campos, prefeito reeleito de Recife; Rodrigo Neves, prefeito eleito de Niterói; e os vice-prefeitos eleitos de São Paulo, Ricardo Nascimento Mello Araújo, e do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere.

A comitiva também será composta por figuras do Congresso Nacional, como os deputados Tabata Amaral (São Paulo), Pedro Teixeira e Renan Ferreirinha (Rio de Janeiro).

Lideranças vão visitar órgãos de segurança pública de Nova York | Foto: Reprodução/Redes sociais
Lideranças Vão Visitar Órgãos De Segurança Pública De Nova York | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O programa de formação em Nova York terá partes teóricas e práticas, permitindo que os participantes aprendam com especialistas em segurança pública e prevenção à violência.

As aulas incluirão o doutor em políticas públicas William Eimicke, que falará sobre avaliação de riscos e resiliência em crises. Joe Pfeifer, ex-diretor do Corpo de Bombeiros de Nova York e mestre em administração pública, abordará liderança e gestão de crises.

O curso também analisará exemplos internacionais, como a luta contra as drogas na Colômbia, apresentada por Andrés González Díaz, ex-governador de Cundinamarca, uma região com alta atividade do crime organizado.

Outro ponto importante será Annemarie McAvoy, especialista em crimes financeiros, que falará sobre prevenção ao crime organizado transnacional.

O programa incluirá visitas ao Departamento de Polícia e ao Departamento de Correções de Nova York, onde os participantes conhecerão práticas de análise de dados e operações conjuntas usadas no combate ao crime na cidade.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.