Sophia @princesinhamt
Política

Lula se irrita com pergunta sobre Venezuela: ‘Falo sobre o que me interessa’

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O da República, , se irritou durante conversa com jornalistas no México, ao ser indagado sobre o motivo de não ter citado a crise na Venezuela em seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

“Por que eu tenho que da Venezuela em todo lugar?”, disse Lula, nesta segunda-feira, 30. “Eu não falo nem da Janja em todo lugar. Eu falo o que me interessa falar. O discurso que eu queria fazer era aquele, e foi muito bom o discurso.”

O petista disse que “no momento certo a gente vai discutir” e que tem “muito interesse que a Venezuela volte à normalidade democrática”. 

“É um país que eu tenho boa relação, é um país que tem 1.600 km de fronteira com Brasil, é um país que eu desejo que esteja em paz, então tenho interesse. Mas é preciso criar as condições para que a gente possa conversar”, sinalizou. 

Lula ainda declarou que o Brasil vive, neste momento, uma “relação diplomática muito forte”. Argumentou que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, tem conversado com o chanceler da Venezuela. “É preciso encontrar um jeito de a gente retomar uma convivência democrática”, destacou.

30.09.2024 - Abertura do Seminário Empresarial México-Brasil
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da , durante a abertura do Seminário Empresarial México-Brasil | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Durante a abertura do Seminário Empresarial México-Brasil nesta segunda-feira, 30, Lula disse ter sofrido “uma canalhice” há alguns anos. Sem referência direta, o petista fez menção ao período em que foi investigado e preso no âmbito da Operação Lava Jato. 

“Todo mundo achava que o Lula ia voltar muito nervoso para governar o Brasil pelo que tinha acontecido comigo, pela canalhice que fizeram comigo em um determinado tempo”, disse. “Quando voltei a presidir o país, eu voltei predestinado a deixar o de lado e não trabalhar com o fígado, mas com o coração e a cabeça.”

Lula disse ter retornado para o 3° mandato com a perspectiva de “construir um futuro com base nas coisas boas que aconteceram no passado, sem levar em conta as coisas ruins que aconteceram”. 

Ainda durante o evento realizado no México, o chefe do Executivo brasileiro afirmou ter estabelecido prioridades para “reconstruir o país, que tinha sido semidestruído”. Entre elas, a aprovação do arcabouço fiscal e a reforma tributária. 

“Resolvemos fazer tudo isso para dar garantia não só aos empresários brasileiros, mas ao empresários estrangeiros”, declarou. “Essa reunião com empresários é na perspectiva de convencer os empresários, o máximo que o presidente da República pode fazer é abrir o portão. Nosso papel é abrir para que vocês possam conversar.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.