Sophia @princesinhamt
Política

Clezão, preso em janeiro, falece na Penitenciária da Papuda

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Cleriston da Cunha (o Clezão), preso no 8 de janeiro, morreu, nesta segunda-feira, 20, às 10h58, depois de um “mal súbito durante o banho de sol” na Papuda. Oeste apurou que o Corpo de Bombeiros esteve no local, mas não conseguiu reanimar o homem.

De acordo com laudos médicos obtidos pela reportagem, Cunha, de 46 anos, sofria de diabetes e hipertensão. Por isso, tomava medicação controlada. Ele também teve seis atendimentos médicos entre janeiro e maio, além de ter sido encaminhado para o Hospital Regional da Asa Norte, em maio.

moraesmoraes
O Ministro Alexandre De Moraes, Do Stf, Durante O Julgamento Dos Primeiros Réus Do 8 De Janeiro – 14/09/2023 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Clezão, como era conhecido, tinha um parecer favorável à sua soltura, desde setembro, da Procuradoria-Geral da República, autora da denúncia contra os réus. A polícia o prendeu no Senado. O relator do , ministro Alexandre de Moraes, contudo, não analisou o pedido.

A de Estado de Administração Penitenciária emitiu uma nota: “O reeducando era acompanhado por equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde localizada na própria unidade prisional desde a entrada na unidade em 09/01/2023. Hoje, esta mesma equipe de saúde realizou manobras de reanimação assim que constatado o mal súbito até a chegada da equipe do SAMU e Bombeiros que foram imediatamente acionados”. O STF ainda não se manifestou.

Clezão, preso do 8 de janeiro morto na Papuda, não é o único com comorbidades

Em várias reportagens, Oeste noticiou que alguns presos no 8 de janeiro tinham comorbidades.

Atualmente, ela cumpre medidas cautelares em casa. No entanto, ficou oito meses detida na , sem atendimento médico adequado.

Outras presas também relataram problemas de saúde, enquanto ficaram no cárcere.

Leia também: “O triunfo da injustiça”, reportagem publicada na Edição 182 da Revista Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.