MATO GROSSO RONDONÓPOLIS

Policial militar fere cachorra, causando cegueira em um olho durante passeio em Rondonópolis

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma cachorra sem raça definida, de porte médio, perdeu a visão de um dos olhos após ser baleada por um policial militar na tarde de sexta-feira (25), no bairro Jardim Mato Grosso, em Rondonópolis (MT). O autor do disparo foi identificado como sendo um policial militar, de 47 anos. O caso foi registrado por câmeras de segurança da região.

Nas imagens, é possível ver a cachorra caminhando ao lado do tutor, Claudiney Vedoveto, de 60 anos, quando se aproxima do policial, que vinha em sentido contrário, aparentemente carregando uma mochila. Em poucos segundos, o militar saca a arma e efetua um disparo contra o animal. Em outra câmera, Claudiney aparece desesperado, carregando a cachorra ferida nos braços.

De acordo com o boletim de ocorrência, o próprio policial acionou a corporação e relatou que estava indo a pé para casa quando a cadela teria tentado atacá-lo. Diante disso, alegou ter atirado em legítima defesa, atingindo o olho do animal.

A versão, no entanto, é contestada por Claudiney, que afirma que a cachorra não apresentou comportamento agressivo em momento algum. Uma testemunha relatou que, após o disparo, o tutor correu para uma clínica veterinária com o animal. Pouco tempo depois, voltou ao local para registrar um boletim de ocorrência.

A Polícia Militar informou que o caso está sendo investigado. Ambos, tanto o policial quanto o tutor da cachorra, foram encaminhados à delegacia para prestar depoimentos.

A clínica veterinária responsável pelo atendimento confirmou que, apesar de não correr risco de morte, a cachorra perdeu a visão do olho atingido. Um exame de raio-x revelou que o projétil ficou alojado próximo à costela do animal, exigindo acompanhamento contínuo.

O caso gerou revolta entre protetores de animais e moradores da região. O inquérito deve apurar se houve excesso por parte do policial e se ele responderá por maus-tratos a animais, crime previsto na Lei Federal nº 9.605/1998.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.