Sophia @princesinhamt
MATO GROSSO RONDONÓPOLIS

Polícia Federal prende homem reincidente por abuso sexual infantil em operação nacional: saiba detalhes

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (1º), a 6ª fase da Operação Infante Seguro, voltada ao combate ao abuso sexual infantojuvenil. Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva na cidade de Rondonópolis (MT).

O alvo da operação foi um homem que já havia sido preso pela PF em 2017 pelo mesmo tipo de crime e que atualmente cumpria pena em regime semiaberto. Segundo as investigações, ele estaria envolvido na posse e compartilhamento de arquivos de violência sexual contra crianças e adolescentes. O suspeito foi novamente encaminhado ao sistema prisional e poderá responder por novos crimes.

Embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia infantil” no art. 241-E do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), especialistas e organismos internacionais defendem o uso das expressões “abuso sexual” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por transmitirem de forma mais precisa a gravidade dos atos praticados contra as vítimas.

A Polícia Federal também reforçou a necessidade de pais e responsáveis estarem atentos à vida digital e presencial dos filhos. Monitorar o uso de celulares, jogos e redes sociais, além de dialogar sobre os riscos do mundo virtual, são atitudes fundamentais de prevenção. Mudanças repentinas de comportamento, como isolamento ou segredo quanto ao uso da internet, podem ser sinais de alerta.

Segundo a PF, a informação e a prevenção são as formas mais eficazes de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, evitando que novas vítimas sejam atingidas por crimes dessa natureza.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.