Um estudo técnico e minucioso sobre o Parque Natural do Córrego Lucas foi apresentado na última terça-feira (22), no Auditório dos Pioneiros, em Lucas do Rio Verde. O evento contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, representantes da promotoria, secretários municipais e instituições parceiras. Trata-se do Plano de Manejo da unidade de conservação, um instrumento essencial para orientar o uso sustentável e a preservação do parque localizado na região central da cidade.
O estudo começou em outubro de 2023, com a contratação de uma empresa especializada e a participação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A iniciativa foi financiada com recursos de compensação ambiental da empresa FS Bioenergia, por meio de um termo de cooperação.
De acordo com o secretário Felipe Palis, o plano traça um diagnóstico completo da área, incluindo fauna, flora, solo, água, aspectos físicos e fundiários, além de informações georreferenciadas. “É um documento importante que cria diretrizes para que possamos avançar cada vez mais na proteção, no cuidado e no crescimento sustentável do nosso município”, ressaltou.
Durante a apresentação, o diretor da empresa Green Agro Florestal, Cleomar Nunes do Amaral, destacou a presença de espécies ameaçadas de extinção vivendo no parque, além da constatação de que a qualidade da água ainda está dentro dos parâmetros definidos pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). “É um bom indicativo de conservação das estruturas naturais deste parque, mesmo sendo uma área urbana”, explicou.
O documento agora será analisado pela equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que deverá propor ações práticas com base nas diretrizes apontadas no plano, promovendo o uso adequado das áreas sensíveis e a conservação do ecossistema urbano.
Fonte: cenariomt