LUCAS DO RIO VERDE MATO GROSSO

Planejamento estratégico contribui para a redução de acidentes e controle da criminalidade em Lucas do Rio Verde

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Lucas do Rio Verde registrou em 2024 o menor índice de acidentes de trânsito dos últimos oito anos: 1,15. A marca representa uma redução de 26% em relação a 2016 e é reflexo direto da adesão ao Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). A mesma estratégia também ajudou a manter baixos os índices de criminalidade no município, apesar do crescimento populacional acelerado — estimado em 8,49% ao ano, o maior do Brasil.

Para o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, o sucesso está no planejamento bem executado. “Quando a prefeitura tem planejamento, consegue melhorar a segurança, o trânsito, a saúde, a educação. E é assim que começamos a garantir que o cidadão tenha uma vida mais digna”, afirma.

Segundo o auditor público externo Guilherme de Almeida, coordenador do GPE, a primeira etapa foi levantar dados como número de ocorrências, taxa de mortalidade no trânsito e tempo de resposta do socorro emergencial. Com essas informações, foram realizadas melhorias na sinalização, reforço na iluminação pública e intensificação do policiamento preventivo.

Outras ações como campanhas educativas, instalação de lombadas eletrônicas e reorganização do tráfego também contribuíram para a queda nos acidentes. “O planejamento estratégico permite definir metas por setor, acompanhar a evolução e reorganizar prioridades com base em dados reais”, explicou Guilherme.

A diminuição de acidentes também traz reflexos positivos para a saúde pública. Um relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES) revela que, entre 2019 e 2024, internações por acidentes de trânsito custaram R$ 22 milhões ao Estado — valor que pode ser reduzido com a continuidade da queda nas ocorrências.

Criminalidade sob controle, mesmo com crescimento populacional

Além dos avanços no trânsito, o GPE também contribuiu para manter a criminalidade sob controle em Lucas do Rio Verde. O índice caiu de 1,80 em 2022 para 1,58 em 2023, e fechou 2024 em 1,78 — ainda entre os menores da série histórica e 52,8% abaixo de 2016.

Para alcançar esses números, o município investiu na capacitação da Guarda Municipal, reforçou as operações integradas de segurança e ampliou o uso de câmeras e tecnologias de vigilância inteligente. O foco esteve nos indicadores de ocorrência e resolução de crimes, segundo a gestão.

Referência nacional em gestão pública

Instituído em 2022, o GPE é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação (Seplan) do TCE-MT, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O programa oferece suporte técnico e ferramentas digitais para que os municípios implementem uma gestão baseada em dados e metas.

O secretário da Seplan, Adjair Roque de Arruda, destaca que o GPE fortalece a eficiência e a transparência. “O programa amplia o acesso à informação, permite o acompanhamento de resultados e fortalece a responsabilidade na prestação de contas. Isso assegura políticas públicas com mais efetividade e foco na melhoria da qualidade de vida da população.”

O bom desempenho de Lucas do Rio Verde com o planejamento estratégico chamou atenção até do Governo Federal. Em 2024, representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Seges/MGI) procuraram o TCE-MT para conhecer o modelo do GPE, com objetivo de aplicar parte das diretrizes no projeto Rede de Parcerias, que visa à melhoria da gestão de recursos da União.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.