Em mais uma ofensiva do protocolo Tolerância Zero, a Operação Refac desarticulou na noite desta segunda-feira (19), um ponto de armazenamento e distribuição de drogas nos bairros Lírios dos Campos 1 e Jardim 1, em Nova Mutum. A ação foi realizada por uma equipe da Força Tática durante o estágio supervisionado do 27° Curso de Capacitação Rotam, com base em informações repassadas por um morador.
Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 19h, os policiais foram abordados por um morador anônimo na rua dos Cedros, próximo à distribuidora Ponto Certo. O denunciante relatou movimentação suspeita em um apartamento, onde uma jovem ruiva, aparentando ser menor de idade, estaria comercializando drogas.
A equipe entrou no prédio com autorização do denunciante e abordou a jovem, identificada como Adria, de 17 anos, que carregava uma sacola contendo diversos pinos de substância análoga à cocaína. De forma imediata, a menor confessou estar guardando drogas a mando de uma facção criminosa, que ameaçava matar seu namorado caso ela não obedecesse às ordens.
No interior do apartamento da menor, foram localizados 79 pinos de cocaína, 84 papelotes da mesma substância, 127 pinos de pasta base de cocaína, um pé de maconha e duas balanças de precisão. Após ser questionada sobre quem mais estaria envolvido, Adria revelou o nome de uma mulher que atuava no bairro Jardim 1.
A equipe se deslocou até o local informado e encontrou Glenda, conhecida como “Carmem”, na esquina próxima à escola Lúcia Faccio. Com ela, havia uma sacola contendo 13 invólucros grandes e um maior de substância análoga à cocaína, totalizando aproximadamente 200g, aparentemente destinados à entrega.
Durante busca na residência da suspeita, os policiais apreenderam mais 18 invólucros grandes de maconha, um papelote da mesma droga, quatro invólucros de pasta base de cocaína, quatro de haxixe e mais duas balanças de precisão. O namorado da suspeita, identificado como Edivan, também estava na casa no momento da abordagem.
Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Nova Mutum, sem lesões corporais. O caso foi registrado com as qualificações de tráfico ilícito de drogas, promoção de organização criminosa e corrupção de menores. A operação reforça o compromisso das forças de segurança com o combate ao crime organizado na região.
Fonte: cenariomt