Será que a onça-pintada é capaz de consumir plantas alucinógenas? Um trecho do documentário ‘Weird Nature’, da BBC, mostra um felino comendo folhas de uma videira que teria componentes químicos causadores de alucinações.
Esse tipo de planta, geralmente, é usado para compor o chá de Ayahuasca, consumido em rituais religiosos.
Veja abaixo o vídeo e entenda a explicação para esse comportamento do animal:
Como é possível ver no trecho do documentário, a onça está em uma floresta, que seria na região do Peru, quando decide mastigar as folhas da planta.
Após comer algumas folhas, a onça-pintada começa a ficar aparentemente relaxada, deitada sobre os galhos observando o arbusto da árvore.
Em seguida, o documentário mostra cenas que sugerem um efeito de ampliação nas percepções corporais do felino, que começa a correr pela floresta.
O documentário cita, ainda, que a planta seria uma das utilizadas para compor o chá de Ayahuasca e, portanto, possuindo efeitos alucinógenos.
Veja aqui o trecho do vídeo:
Onça-pintada e plantas alucinógenas: é possível?
Sobre o vídeo mostrado acima e o possível comportamento do felino, o Primeira Página questionou Fernando Tortato, biólogo, coordenador e pesquisador da ONG Panthera.
Segundo o especialista, as onças possuem o hábito de consumir algumas plantas para fins medicinais, como por exemplo para melhorar a digestão após comer uma caça ou outro item que tenha desregulado seu sistema digestivo.
Esse comportamento, como lembra Tortato, é notado nos gatos, felinos de porte menor e que são domesticados, que costumam mastigar algumas plantinhas quando sentem desconfortos abdominais.
Entretanto, não há nenhuma comprovação científica de que as onças-pintadas consumam cipós ou plantas como as utilizadas no chá de Ayahuasca, para fins alucinógenos.
“Isso entra naquela parte do misticismo, que os algumas pessoas, como os indígenas, usam o Ayahuasca para terem visões em meio às florestas… A onça-pintada também é uma espécie símbolo, endeusada por diversas civilizações e povos tradicionais”, explica Fernando Tortato.
Ayahuasca
Conforme o estudo ‘Ayahuasca: uma abordagem toxicológica do uso ritualístico‘, o chá da Ayahuasca é composto pelo cipó Banisteriopsis caapi e as folhas do arbusto Psycotria viridis.
Seu uso milenar por povos tradicionais ultrapassa gerações e, atualmente, é visto sendo consumido em por grupos religiosos brasileiros, como o ‘Santo Daime’ e ‘União do Vegetal’.
A bebida é considerada um sacramento – gesto divino – que proporciona expansão da consciência, cura e conexão espiritual.
Fonte: primeirapagina