Celular em sala de aula: esse tema vem sendo discutido com frequência entre os mato-grossenses, já que o Projeto de Lei que proíbe o uso do aparelho durante aulas, em escolas da rede estadual, foi aprovado na ALMT (Assembleia Legislativa de Mato Grosso).
O Primeira Página quer ouvir a sua opinião sobre o assunto. Então, vote na enquete abaixo e responda se você é a favor ou contra o uso de celulares em sala de aula:
O projeto estabelece que, além de celulares, também fica proibido o uso de dispositivos eletrônicos com telas digitais nas salas de aula da rede pública estadual.
Dessa forma, os aparelhos deverão ser guardados desligados ou em modo silencioso, na mochila do estudante. O acesso só será permitido fora dos horários de aula.
Segundo a psicóloga Laura Oliveira Gonçalves, o celular é um perigo ainda maior para estudantes com déficit de atenção, dificuldades de aprendizado e de concentração ou TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), por exemplo.
Para esses alunos, o foco no que o professor está explicando fica ainda mais difícil se ele estiver distraído com outra ação, como conversar com um colega ou usar o celular, como explica a psicóloga.
A saída para a questão, segundo a psicóloga, seria um “equilíbrio” entre o uso, que deveria ser feitos somente nos momentos fora da aula, nos quais, inclusive, o aluno pode se comunicar com amigos e a família – como estabelece o projeto.
Qual sua opinião?
Fonte: primeirapagina