Grupo do Whatsapp Cuiabá
Notícias

Prefeitura de Cuiabá planeja transferir administração do planejamento para empresa pública

2024 word3

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro quer criar empresa pública para planejar a da cidade. A proposta de lei da Empresa de Desenvolvimento e Planejamento Urbano (EPDU) começou a tramitar esta semana na Câmara dos Vereadores. 

Ela seria aberta com receita inicial de R$ 5 milhões e com vínculo à Secretaria de Governo da prefeitura. As empresas públicas têm caráter privado, portanto, implica a criação de novos cargos e gastos para se manter. A fonte do dinheiro é a prefeitura. 

LEIA TAMBÉM

O prefeito Emanuel Pinheiro diz na que a EPDU é “necessária para atender a enorme demanda represada para garantir políticas públicas efetivas por meio de uma gestão participativa, humanizada, inclusiva e sustentável”. A base de trabalho é o Plano Diretor. 

O artigo 8º do projeto de lei lista 15 medidas que seriam de obrigação da nova empresa pública, dentre elas, planejar, coordenar e monitorar o plano diretor; prestar apoio técnico de planejamento; e realizar pesquisas de diagnóstico prévio de desenvolvimento urbano. 

O texto diz ainda que a Secretaria de Planejamento fica autorizada a abrir crédito suplementar para transferir à EPDU. Além disso, poderá ser usado dinheiro de urbanísticas ou de termos de ajustamento de conduta (TACs) fonte de receita. 

Fonte: olivre.com.br

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.