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Evento de Turismo Nacional destaca Gastronomia, Tradições e Cultura Pantaneira

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Gastronomia, tradições e cultura pantaneira ão destaques em evento de turismo

Agências de MT participaram das rodadas de negócios para trocarem informações, mostrarem os potenciais turísticos do estado, e, comercializarem os serviços e produtos aos agentes nacionais e

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
12/08/ às 17:26 Atualização
12/08/2024 às 17:41

2024 word2Tradições pantaneiras, ruralidade, gastronomia, etnoturismo, afroturismo, as belezas e os encantos de Mato Grosso foram apresentados pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso), durante o ‘8º Salão do Turismo’ (FIL), realizado de 08 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro. O estado se destacou em sua participação no evento, que contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT).

Durante dois dias os visitantes e operadores da puderam apreciar a gastronomia mato-grossense, que foi um dos pontos chaves do evento. “A gastronomia certamente é um dos principais atrativos durante um destino turístico, e no Salão do Turismo, durante a cozinha show, o nosso renomado chef de cozinha, Marcelo Cotrim, apresentou uma pequena amostra dos nossos principais potenciais gastronômicos e foi um sucesso”, falou Marisbeth Gonçalves, gestora estadual de Turismo do Sebrae/MT.

O Sebrae/MT levou 24 empreendedores mato-grossenses para apresentarem os potenciais turísticos do Estado durante a FIL, sendo cinco operadoras de turismo. Algumas agências locais participaram das rodadas de negócios para trocarem informações, mostrarem os potenciais turísticos de Mato Grosso, e, comercializarem os serviços e produtos aos chamados DMC, sigla em inglês para Destination Management Company, empresas que fornecem serviços, recursos e conhecimentos especializados para outros negócios em áreas como eventos, atividades e passeios.

“Muitos DMC’s nos relataram estarem surpresos com as experiências mato-grossenses apresentadas como o afroturismo e o etnoturismo também. Foi uma ação muito positiva, onde tivemos um alcance imenso, conexão com outros quilombolas de outros estados. Além disso, esta é uma ação estratégica de acessar um mercado importante que é o carioca, e também o nacional e internacional”, completa Marisbeth.2024 word2

Ao todo, foram cerca de 200 encontros entre os DMC e os pequenos agentes de viagens durante o evento. Na ocasião, três agentes de turismo de Mato Grosso, aproveitaram a oportunidade para mostrar as experiências turísticas do Estado, que prevê a promoção de imersões na cultura, história e vivência em cada um dos .

“Estarmos aqui com o etnoturismo de Campo Novo do Parecis é uma forma de promovermos emprego e renda para estas comunidades indígenas de Mato Grosso e servirmos de inspiração para outras comunidades do país, que podem utilizar o etnoturismo como um processo de desenvolvimento territorial”, disse Silvia Fraga, analista técnica do Sebrae/MT.

Miriam Ferraz dividiu com o público histórias sobre o Pantanal mato-grossense e atraiu muitos interessados a conhecer a rota entre as cidades de Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger.

“Agradeço ao Sebrae Mato Grosso, pela oportunidade de participar do Salão do Turismo, para apresentar o nosso roteiro ‘Cidades Pantaneiras’, e tivemos muitos contatos, foi muito produtiva a ação, creio que em breve teremos muitos turistas no nosso destino”, falou a agente de turismo mato-grossense.

Balanço positivo

2024 word2Não foram só os pequenos empresários que gostaram da rodada. Em uma pesquisa realizada entre os DMC, todos, sem exceção, avaliaram a reunião como ótima ou boa. Quase a totalidade (98%) disse que os agentes estão prontos para receber o turista internacional e 95% deles informaram que há interesse em comercializar as experiências de viagem.

Durante a abertura oficial do evento (na última sexta-feira, 08 de agosto), participaram o da República, Geraldo Alckmin, ressaltou a importância do turismo para o desenvolvimento social.“Turismo é saúde. Turismo é educação. É paz. Emprego e renda”, defendeu Alckmin.

Na ocasião, o ministro do Turismo, Celso Sabino, apresentou as metas para o Plano Nacional de Turismo, dizendo que espera receber cerca de 7 milhões de turistas estrangeiros ainda este ano, chegando a mais de 10 milhões em 2027. “Criamos 250 mil novos empregos no setor desde 2022. Voltamos ao patamar de antes da pandemia já no ano . E, este ano, estamos com números melhores do que os do ano passado”, comemorou Sabino.

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Fonte: Sebrae

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