No evento, a Desenvolve MT contou com um estande de atendimento ao público e orientações sobre as linhas de crédito. Neste sábado (08), a presidente da Desenvolve MT, Mayran Beckman, participou do painel “Construindo Pontes para o Desenvolvimento Socioeconômico”, em que destacou a importância do diálogo entre as instituições públicas e privadas para a sustentabilidade dos pequenos empreendimentos.
“Nossos programas de fomento precisam ser casados para trazer a coerência e a sustentabilidade do negócio. É necessário haver a responsabilidade de um crédito assistido e organizado para que a pessoa consiga de fato abrir o seu negócio e não tenha problemas financeiros futuros”, explicou. Ela reforçou a necessidade da educação e capacitação dos empreendedores, para que o recurso aplicado tenha um retorno positivo na geração de renda.
Mayran pontuou que a Agência tem a premissa de que o processo de desenvolvimento econômico é o que faz com que as pessoas saiam de uma situação difícil, consigam construir uma nova realidade para si e sua família. “O estímulo à economia criativa converge com o papel da Desenvolve MT em oportunizar o empreendedorismo como vetor de geração de renda e melhoria na qualidade de vida de todas as classes sociais”, conclui Mayran.
O evento é uma realização da Central Única das Favelas (CUFA), Associação de Desenvolvimento Social das Favelas e Favela Holding com a parceria institucional da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), e do MT Criativo, um programa do Governo de Mato Grosso que tem como objetivo criar ações para o desenvolvimento da economia criativa no estado.
Ao longo dos dois dias de evento, houve palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas criadas por moradores da periferia de todo o país.
Crédito
A Desenvolve MT possui as linhas Mulher e Jovem Empreendedor que tem como objetivo auxiliar jovens entre 18 e 29 anos e mulheres de todas as idades a iniciar empreendimentos no território mato-grossense. Essas linhas buscam contribuir na melhoria da qualidade de vida dos empreendedores e suas famílias com valores de até R$15 mil e taxa de juros de 0,37% a.m.
Além disso, o recurso conta com o MT Garante, Fundo Garantidor do Estado de Mato Grosso, para aqueles que não têm um avalista para garantir a operação. O financiamento pode ser utilizado para aquisição de insumos, móveis e utensílios nacionais novos, softwares, sistema de gestão empresarial, material de construção, matéria-prima e mercadoria de revenda.
Fonte: odocumento