Ari Miranda
Única News
Em comunicado divulgado na tarde desta quinta-feira (5), o Governo de Mato Grosso cancelou a participação dos alunos da rede estadual de ensino e agentes ligados à Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) no desfile cívico-militar de Independência do Brasil, em Cuiabá.
Marcado para ocorrer na manhã do próximo sábado, 7 de Setembro, na avenida Getúlio Vargas, centro da capital, o desfile contaria com a participação de policiais militares, civis, agentes do Corpo de Bombeiros e alunos da rede estadual – entre elas, das escolas militares Dom Pedro II e Tiradentes.
A medida, segundo o governo, foi tomada devido às condições climáticas de MT, que vem sendo amplamente afetado pelas altas temperaturas e a grande quantidade de fumaça no ar, fruto das várias queimadas em andamento pelo estado.
De acordo com a decisão, assim como Cuiabá, a medida se estende à participação de todas as escolas estaduais e agentes das forças de segurança pública dos outros 141 municípios mato-grossenses.
A organização do evento, que é uma realização do Exército Brasileiro, ainda não foi informou se o desfile será cancelado por completo ou não.
Segundo o Instituto Climatempo, a previsão para o feriado de 7 de setembro em Cuiabá promete, além da baixa umidade, um dia de sol com muitas nuvens e termômetros nas alturas, podendo chegar a máxima de 42ºC.
Já nas cidades de Alta Floresta e Barra do Garças (a 790 e 514 Km da Capital), o calor também promete ser severo, podendo atingir a máxima de 40ºC.
CUIDE-SE
Com o sol forte, as altas temperaturas e a baixa umidade, a recomendação àqueles que pretender curtir o feriado de Independência é beber bastante água, usar roupas e calçados leves, bem como o uso de protetor solar, bonés e/ou sombrinhas. Além disso, as caminhadas e exercícios ao ar livre devem ser evitadas entre as 9h e 16h30h.
Em casa, a recomendação é evitar banhos quentes e bebidas diuréticas, como café, chás e cerveja, além de deixar os ambientes sempre arejados e umidificados, seja com o uso de umidificadores de ar ou uma toalha molhada.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews