O governo de Mato Grosso recebeu hoje (21) da Receita Federal a declaração de alfândega, para operar a zona de processamento e exportação (ZPE) de Cáceres (214 km de Cuiabá).
O ato declaratório de alfandegamento, conforme a receita, é a liberação de atividades de movimentação, armazenagem e despacho de mercadorias vindas do exterior ou a caminho para outros países em áreas aduaneiras.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, 4 empresas estão em instalação na ZPE. Ontem (20), 7 empresas chinesas visitaram o local para avaliar a vinda para Mato Grosso.
“São empresas dos ramos de açúcar, soja, milho, carne em geral, logística, e-commerce, produtos eletrônicos. São empresas que desde o ano passado têm visitado Mato Grosso e estão esperando o alfandegamento. Essa etapa nós cumprimos”, disse.
A ZPE começo a ser planejada no começo da década de 1990, no governo de Jayme Campos. Hoje, ela está projetada como a terceira maior do país, com 240 hectares de área. Estão planejados 5 módulos de instalação das empresas, mais a centro administrativo.
Em janeiro deste ano, o governo anunciou a conclusão das obras da zona de processamento, com aplicação de R$ 16 milhões. O distrito necessitaria somente das autorizações Receita Federal para começar a operar.
Fonte: olivre.com.br