O presidente francês, Emmanuel Macron, saiu em defesa do presidente norte-americano, Joe Biden, depois de ele cometer gafes em discursos em Washington, nos Estados Unidos. A declaração se deu nesta quinta-feira, 11.
Emmanuel Macron disse que Joe Biden é “preciso nos temas que domina”. Durante encerramento da reunião da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan),
“Todos nós temos lapsos às vezes”, disse Macron. “Pude conversar ontem longamente com o presidente Biden durante o jantar. Também o ouvi conversando paralelamente às reuniões. Vi, como sempre, um presidente que está no comando, preciso nos temas que domina.”
Mais gafes de Joe Biden
Mais tarde, o presidente norte-americano se corrigiu rapidamente. Contudo, trocou o nome de sua vice, Kamala Harris, pelo de um oponente, o ex-presidente Donald Trump, sem perceber o erro.
“Um homem com experiência, porque é, sem dúvida, um dos que estão sentados à mesa que mais se aprofundam nesses temas internacionais”, disse Macron.
“França, Europa e Ucrânia têm muita sorte de ter um governo, um presidente tão comprometido quanto ele”, observou Emmanuel Macron. “Isso é o mais importante para mim, e a conversa que tivemos ontem foi precisa, amigável, profissional e totalmente tranquilizadora em todos os aspectos.”
Depois de chamar Volodymyr Zelensky de “Putin”, o líder norte-americano se corrigiu imediatamente.
“E agora quero passar a palavra para o presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação”, disse Joe Biden. “Senhoras e senhores, presidente Putin.”
“Presidente Putin?”, indagou o presidente dos EUA. “Ele vai derrotar o presidente Putin! Presidente Zelensky! Estou tão focado em derrotar Putin que temos de nos preocupar com isso.”
Logo depois da correção, o chefe da Casa Branca cumprimentou Zelensky, que comentou, aos risos: “Sou melhor”.
Fonte: revistaoeste