Grupo do Whatsapp Cuiabá
Mundo

María Corina Machado convoca protesto global contra Maduro

2024 word1
CRM Com Automação Canal Mídia

A principal liderança de à ditadura socialista da Venezuela, ex-deputado María Corina Machado, convocou protesto mundial contra as restrições eleitorais impostas por e aliados. Ela promoveu a mobilização por meio de vídeo postado em seu perfil no Twitter/X nesta terça-feira, 2.

A líder opositora mobiliza venezuelanos no exterior para manifestações em várias cidades do mundo, reforçando a luta por eleições livres e transparentes. A iniciativa surge depois impedimentos na inscrição de candidaturas, demonstrando a busca por justiça e participação democrática.

“Os venezuelanos têm direito a eleições livres e limpas”, disse María Corina, , ao convocar manifestações para o próximo sábado, 6. “Temos que fazer com que o mundo nos escute.”

A estima que cerca de 7,7 milhões de venezuelanos vivem no exterior. Boa parte deixou o país sul-americano em decorrência de problemas socioeconômicos.

María Corina e a situação da oposição na Venezuela

Deputada de 2011 a 2014, a engenheira María Corina Machado, de 56 anos, foi , em outubro do ano passado. Ela, no entanto, enfrentou impedimentos para se inscrever devido a uma sanção imposta pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que é controlado pelo regime socialista do ditador Nicolás Maduro.

Fora da disputa, María Corina Machado escolheu a filósofa Corina Yoris sua substituta para representar a oposição na disputa eleitoral prevista para julho. Yoris, contudo, .

Corina Yoris
Corina Yoris, Substituta De María Corina Machado, Ficou Fora Da Disputa Pela Presidência Da Venezuela; Ditador Nicolás Maduro Busca Se Manter No Poder | Foto: Reprodução/Twitter

Pelo lado oposicionista, a lista final de candidatos a presidente da Venezuela conta com Eduardo González Urrutia e Manuel Rosales. Até dez dias antes da realização da eleição, um deles poderá, por exemplo, acabar substituído por Corina Yoris.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.