Mundo

Javier Milei emerge vitorioso nos bastiões eleitorais de Cristina Kirchner e Sergio Massa

2024 word2

Uma vitória de norte a sul da Argentina. Assim pode ser definida a eleição de Javier Milei no segundo turno da presidencial. Na votação deste domingo, 19, ele levou a na capital argentina, a Cidade Autônoma de Buenos Aires, e em 20 das 23 províncias do país sul-americano.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Conforme os dados das autoridades eleitorais argentinas, o candidato do partido A Avança só recebeu menos votos que o esquerdista Sergio Massa, da coalizão Unidos pela , em três províncias: Buenos Aires (o que não inclui a capital), Santiago del Estero e Formosa.

Para ganhar o status de presidente eleito da Argentina, Milei, um economista liberal em primeiro mandato como deputado, ganhou popularidade até na “casa” dos principais adversários. Ele foi o candidato mais bem nos redutos eleitorais de Cristina Kirchner e de Massa.

Presidente da Argentina de 2007 a 2015, atual vice-presidente do país e então um dos expoentes do chamado kirchnerismo, que chegou ao poder em 2003 com a eleição de Néstor Kirchner, Cristina tem como reduto eleitoral a província de Santa Cruz, no sul argentino. Por lá, Milei encerrou o segundo turno com 58,06% dos votos.

Atual ministro da , Massa já foi prefeito de Tigre, cidade no norte da província de Buenos Aires, em duas oportunidades. Na tentativa de se eleger presidente, ele, contudo, não conseguiu ter sucesso nem por lá. O representante do peronismo e do kirchnerismo viu Milei ser a escolha de 52,05% do eleitorado da localidade que já foi administrada por ele.

Milei vence na “casa” de Cristina Kirchner e de Massa e na capital

sergio massa - argentina - esquerda - cristina kirchneersergio massa - argentina - esquerda - cristina kirchneer
Cristina Kirchner E Sergio Massa: Dupla Derrotada Por Javier Milei Até Em Seus Respectivos Redutos Eleitorais | Foto: Reprodução/Wikimedia

Javier Milei também venceu a disputa direta com Massa na capital da Argentina. O agora presidente eleito foi o mais bem votado em 14 dos 15 distritos da cidade. O representante da esquerda só levou a melhor no distrito chamado de Comuna 8, no extremo sul de Buenos Aires.

Na província de Buenos Aires (que apesar do nome homônimo não inclui a capital), Milei perdeu, mas por pouco — o que tornou-se fator determinante para a sua eleição. A localidade é mais populosa da Argentina, com mais de 15 milhões de habitantes — o que representa um terço de toda a população do país. Por lá, Massa o superou por menos de um ponto percentual, 50,7% contra 49,3%.

Assim, destacando-se na capital e na maior província do país e vencendo nos redutos eleitorais de Massa e Cristina Kirchner, Milei se prepara para assumir o comando da . A posse dele como 52º presidente da República Argentina irá ocorrer em 10 de dezembro.

Leia também: “‘Hoje começa a reconstrução da Argentina’”, diz Milei

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.