Mundo

Irã aprova 6 candidatos para eleição presidencial: conheça os concorrentes

2024 word3

O Irã autorizou seis candidaturas à Presidência para as eleições do 28 de junho. O pleito foi antecipado devido à morte do ex- Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero no dia 19 do de maio. As informações são da Reuters.

O do país, órgão que supervisiona as eleições, declarou o início oficial da campanha. Originalmente, a votação estava marcada para 2025.

Veja a lista dos candidatos aprovados

  • Mohammad Baqer Qalibaf, presidente do parlamento do país;
  • Saeed Jalili, anteriormente negociador-chefe nuclear, conservador e dirigente do gabinete do líder supremo, aiatola Ali Khamenei;
  • Prefeito conservador de Teerã, Alireza Zakani;
  • Masoud Pezeshkian, legislador reformista;
  • Mostafa Pourmohammadi, ex-ministro do Interior,
  • Amir-Hossein Ghazizadeh Hashemi, político conservador.

Os ex-presidentes Mahmoud Ahmadinejad e Ali Larijani não conseguiram aprovação para concorrer. Antes do falecimento de Raisi, acreditava-se que ele conquistaria outro mandato.

Morte de Ebrahim Raisi

O ex-presidente do Irã Ebrahim Raisi, de 63 anos, e o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, morreram em um acidente de helicóptero na província do Azerbaijão Oriental no dia 20 de maio.

Segundo a Press  e as agências Tasnim e Mehr, todos os ocupantes da aeronave faleceram.

YouTube video

Entre as vítimas estavam também o governador da província, Malek Rahmati; Imam Mohammad Ali Alehashem; o comandante, o copiloto, o chefe de tripulação, o chefe de segurança e um guarda-costas.

Nascido em 1960, Ebrahim Raisi, iniciou sua carreira como promotor no início dos anos 1980 e ascendeu a procurador-geral de Teerã em 1994. Em 2019, tornou-se chefe da Justiça.

Ele assumiu a Presidência do Irã em 19 de junho de 2021, depois de uma eleição amplamente considerada manipulada, com uma participação de apenas 48,8% dos eleitores. Esse foi o menor índice de adesão desde a fundação da República Islâmica do Irã, em 1979.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.