Sophia @princesinhamt
Mundo

Estudo mostra que pessoas felizes têm menos chance de ter ataque cardíaco ou AVC

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Pessoas felizes têm menos chance de sofrer ataque cardíaco ou AVC; estudo
Pessoas felizes tem uma redução significativa na chance de ter um ataque cardíaco, revela pesquisa feita no Reino Unido. - Foto: Freepik
Pessoas felizes tem uma redução significativa na chance de ter um ataque cardíaco, revela pesquisa feita no Reino Unido. – Foto: Freepik

Espalhe a felicidade por aí! Um estudo confirmou o poder da alegria e mostrou que pessoas mais felizes são menos propensas a ter um ataque cardíaco ou até mesmo um AVC.

Os cientistas analisaram questionários de 120 mil adultos cadastrados no de dados Biobank, no Reino Unido. A pesquisa publicada no Journal of The American Heart Association mostra que aqueles com níveis de bem-estar mais alto apresentaram menores índices de doença arterial coronária e insuficiência cardíaca, por exemplo.

“Nossas descobertas apoiam uma abordagem holística para os cuidados de saúde, onde melhorar o bem-estar mental e emocional de uma pessoa é considerado parte integrante da prevenção de doenças cardíacas e derrames”, disse o autor sênior do estudo, Wen Sun, membro da Universidade de Ciência e Tecnologia da China.

Resultados impressionaram

Aqueles que se disseram mais felizes, quando comparados com adultos com baixa sensação de bem-estar, tinham de 10% a 21% menos chances de desenvolver as enfermidades.

Para as doenças específicas, o número era ainda menor. 44% menos chance de desenvolver doença arterial coronária, 45% menor para acidente vascular cerebral, 51% menor para insuficiência cardíaca e 56% menor para o ataque cardíaco.

“Esses resultados ressaltam o profundo impacto que a saúde emocional e psicológica pode ter no bem-estar físico, lançando luz sobre mecanismos biológicos complexos que não eram totalmente apreciados antes”, explicou o autor.

Leia mais notícia boa

Dica para viver mais

Entraram na pesquisa variáveis como o bem-estar em relação à satisfação com a família, amizades, saúde, finanças e felicidade geral.

A conexão desses indicadores foi comprada com o desenvolvimento de quadros doenças cardiovasculares: doença cardíaca coronária, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e derrame.

Segundo o responsável pelo estudo, maneiras de melhorar a percepção do bem-estar no dia-a-dia, podem entrar na lista de dicas para se viver mais.

Aumentar a satisfação com a vida, ou o bem-estar, é muito indicado para manter o quadro de saúde mental positivo.

Todavia, a influência da felicidade na saúde do coração é menos clara.

Melhores estratégias

Para Wen, é possível adotar estratégias básicas para evitar as doenças.

Cuidados com a rotina como a prática de atividades físicas regulares, engajamento em ações sociais ou ficar atento ao estresse podem ajudar.

“Essas são formas eficazes de melhorar o bem-estar pessoal”, disse.

O autor contou ainda que pesquisas futuras vão se basear na descoberta em questão e “vão explorar como o bem-estar psicológico pode influenciar a saúde cardiovascular, bem como outras condições de saúde”.

Estar mais próximo da natureza pode ajudar a aumentar o nível de felicidade. – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.