Grupo do Whatsapp Cuiabá
Fashion

‘Estilo Romântico: Como se Vestir com 60 Fotos de Inspiração’

2024 word1
CRM Com Automação Canal Mídia

Sem dúvida, o estilo romântico é um dos mais delicados e femininos da moda. São muitas as mulheres que simplesmente se apaixonam pelas características dessa tendência. Se você gosta de se sentir graciosa e, ao mesmo tempo, usar roupas leves e com ótimo caimento, vai amar saber como se vestir de um jeito romântico.

A fim de te ajudar a entender melhor sobre esse estilo e escolher as melhores peças para compor seus looks, a equipe Fashion Bubbles desenvolveu este conteúdo . Em seguida, você vai descobrir como combinar as roupas com os acessórios, sapatos e maquiagens ideais, fazendo composições perfeitas. Basta continuar a leitura. Acompanhe!

O que é o estilo romântico?

O estilo romântico é um dos 7 estilos universais da moda, representado pelas roupas mais femininas, com estampas finas, principalmente florais. Assim, a mulher que se identifica com o estilo romântico tem a tendência de ser mais suave, meiga, assim como discreta quando o assunto é vestimenta.

estilo romântico
Fonte: Pinterest

Ao observar todas as composições possíveis dentro do estilo romântico, é fácil imaginar os looks sendo usados em cenários como sorveterias parisienses e fotos de casais apaixonados, por exemplo.

Lara Jean
Fonte: Instagram @toalltheboysnetflix

Uma personagem do universo cinematográfico que ilustra bem o estilo romântico é justamente Lara Jean, de “Para Todos os Garotos que Já Amei”. O estilo é bem nítido na personagem do filme da Netflix, com suas tiaras delicadas, estampas florais, vestidos midi com babados e combinações de botões, veludo e pérolas.

Para aprender a se vestir como a Lara Jean e expressar toda a sua personalidade e delicadeza com o estilo romântico, basta continuar a leitura!

Quais são as cores do estilo romântico?

Por ser suave, as cores do estilo romântico são voltadas para tons pastéis, como um verde-claro e azul bebê. Além disso, o branco e o nude também funcionam bem, criando profundidade no look.

Mulher de pele clara e cabelo castanho usando óculos de sol e vestido romantico verde midi em meio à plantas
Fonte: Instagram @calliethorpe

Quando pensamos em romance, nossa mente viaja para um mundo cor-de-rosa, não é mesmo? Isso porque essa cor representa sensibilidade, feminilidade e carinho. Ou seja, ela combina muito bem com o estilo romântico.

Mulher loira de pele clara na calçada usando vestido midi romântico rosa e branco com bolsa rosa
Fonte: Instagram @limonadapinkoficial

Contudo, muitas pessoas podem achar que, pelas candy colors predominarem nesse modo de se vestir, ele é muito infantil. Porém, isso não é verdade. Basta combiná-las com subtons mais fortes (mas nunca muito vibrantes), para tornar o visual mais brando.

Mulher de pele negra usando vestido romântico branco, top azul bebê por cima e bolsa amarela clara
Fonte: Instagram @xo_aprilj_xo

Como ter um estilo mais romântico?

Para aderir ao estilo romântico, o primeiro passo é optar pelas cores mais pastéis e neutras. Além disso, aposte em tecido delicados, que conferem movimentação, como musse rendaline e crepe. Nesse sentido, os mais delicados ficam ainda mais elegantes. Então, aposte também no algodão, linho e chiffon.

Mulher loira de pele clara usando vestido branco de manga longa e tecido leve
Fonte: Instagram @verticeriotapajos

Os vestidos e as saias rodadas são as principais peças do estilo romântico. Então, dispense a ideia de peças justas e fendas. Normalmente, o decote é alto, seja em V, U, quadrado, princesa e até gola alta.

Mulher de pele e clara e cabelo escuro em loja usando camisa branca por dentro de saia rosa bebê com babados
Fonte: Instagram @modestiee_fashion

Ademais, o estilo romântico é bem delicado, então peças curtas são pouco utilizadas. Dessa forma, o mais comum é usar duração midi, longuete e longa. Contudo, nada te impede de usar vestidos um pouco mais curtos e shorts com blusas de renda! A seguir, confira inspirações desses dois visuais.

Mulher de pele negra em jardim usando guarda-chuva antigo, cesta e vestido floral romântico curto drapeado no busto
Fonte: Instagram @chazlyn.yvonne
Mulher loira de pele clara usando blusa branca de renda e shorts alfaiataria rosa claro, ao lado de bicicleta com cesto de flores e jardim
Fonte: Instagram @pankage

Ainda, os enfeites são indispensáveis! Seja em babados, drapeados, pregas e franzidos, conferem volume e elegância ao visual!

Mulher de pele morena usando blusa bege com laços e babados e shorts branco
Fonte: Instagram @thepiershowroom
Mulher loira de pele clara usando vestido manga longa branco com babados
Fonte: Instagram @lericcibrand

Em relação às estampas, as flores não podem faltar. Afinal, tem desenho mais delicado e charmoso do que uma flor? Por exemplo, as rosas representam o amor puro e afetividade.

Mulher de pele clara e cabelo castanho usando vestido zul de tecido nobre acima do joelho, com flores bordadas, blazer azul e guarda-chuva transparente
Fonte: Instagram @liviagiovanardi

Por outro lado, as margaridas são símbolos do amor verdadeiro e fiel. As orquídeas, por sua vez, retratam a paixão sedutora. Então, explore a sua e escolha a que mais combina com você!

Inspirações

Apesar de parecer uma tendência mais conservadora, o estilo romântico também permite composições mais modernas. Dessa maneira, combine peças mais delicadas com tênis, saltos e sandálias. Na a seguir, a influenciadora usou uma blusa com babados e saia plissada com bota, trazendo um visual mais contemporâneo!

Mulher asiática de cabelo loiro em calçada usando blazer azul bebê, saia curta plissada off-white, blusa com babados bege e bota bege
Fonte: Instagram @velvet_goldenrosee_

Por outro lado, ela utilizou a mesma base do look, porém com salto alto e sem o blazer azul bebê. Desse modo, trouxe uma pegada ainda mais elegante.

Mulher asiática de cabelo loiro usando blusa de abbado bege, saia plissada off-white e salto alto branco
Fonte: Instagram @velvet_goldenrosee_

Agora, se a sua ideia for criar um look mais rápido e casual, aposte em uma camiseta lisa branca com saia midi plissada.

Mulher de pele clara usando blusa básica branca por dentro de saia plissada rosa de flores
Fonte: Instagram @dicasdanapaula

Outra forma de criar um visual romântico mais prático é optar por um vestido midi em um tom pastel! Ele pode ser cheio de babados e até tomara-que-caia com pregas.

Mulher de pele morena sentada em cadeira branca usando vestido lilás pastel com babados e chapéu
Para complementar, use um chapéu! Fonte: Instagram @ramonyloja
Mulher de pele clara sentada em balanço usando vestido longo tomara que caia lilás pastel
Fonte: Instagram @curve_model

Além disso, você pode fugir do comum! Então, use uma blusa de renda com saia jeans e até um casaco de lã com flores bordadas para dias mais frios.

Mulher de pele clara usando blusa branca de renda e saia longa jeans em frente a um muro de tijolos à vista
Fonte: Instagram @vogueayesha
Mulher de pele morena em frente à loja de flores usando calça jeans lavagem clara, sapatilha, cropped branco e casaco de lã branco com flores rosas bordadas
Fonte: Instagram @rubikeyvani

Principais características do estilo romântico

É muito comum encontrar blusas e vestidos com recortes diferenciados, com decotes discretos e mangas com caimento especial, feitas em tecidos leves e fluidos.

3 mulheres asiáticas de cabelo escuro usando roupas românticas: a primeira usa blusa branca com manga bufante e calça alfaiataria marrom; a segunda usa camisa branca e calça alfaiataria lilás e a terceira usando blusa bege de manga balão e calça bege de alfaiataria
Fonte: Pinterest

Como citado anteriormente, sobre as cores, esse estilo usa e abusa dos tons pastel ou candy colors. Azul serenity, rosa claro, cinza e cores mais claras, incluindo o branco, predominam para compor os looks. No entanto, as cores fortes também podem aparecer, combinadas com estampas e tecidos delicados.

3 inspirações de looks românticos: uma de blusa justa branca e saia rodada vinho, outra de blusa preta com laço no ombro e saia preta de flores e outra de blusa branca com corações, saia plissada vermelha e boina vermelha
Fonte: Instagram @cristinasurdu

Não só as tonalidades, que naturalmente representam leveza e feminilidade, como também a estética conta com detalhes únicos. É o caso de laços, babados, pérolas e bordados discretos, por exemplo.

Mulher de pele clara usando blusa azul com renda e calça jeans
Fonte: Instagram @em.bloomingmagnoliasblog

Os próprios tecidos, aliás, podem ter elementos mais finos, como rendas e tules com pedrarias delicadas. Assim sendo, é comum aplicar esses detalhes nas mangas ou no colo das blusas.

Mulher de pele clara usando vestido curto branco delicado com flores bordadas
Fonte: Instagram @helin.kinem

Você também vai perceber a presença constante de vestidos e saias mídi, plissados ou compostos por babados, combinadas a mangas bufantes ou três quartos, no caso dos vestidos.

Mulher de pele clara usando vestido romântico xadrez branco e laranja
Fonte: Instagram @dilekpacacioglu

Mas, para além das roupas, o estilo romântico também engloba os acessórios, sapatos, e até mesmo maquiagens. esses “detalhes” arrematam o look e, como resultado, deixam tudo mais harmonioso.

Relacionadas

Relacionadas

Tendências para o estilo romântico

Você já sabe que as roupas costumam ter estampas bem interessantes, recortes únicos e acréscimos de bordados e babados. Mas como combinar tudo isso com acessórios e sapatos?

Mulher de pele morena sentada em frente ao espelho usando conjunto de blusa e saia com flores rosas bordadas
Fonte: Instagram @michellenorrisphoto

Acessórios

Montagem com 3 fotos de visual romântico: pessoa de pele clara usando blusa e saia midi rosa, com bolsa branca; pessoa de pele clara usando blusa branca e colar de pérola e mulher loira de pele clara de perfil usando blusa branca, blazer preto e tiara de bolas douradas
Fonte: Pinterest

Sobre os acessórios no estilo romântico, a resposta é simples: basta ser minimalista. Principalmente se a sua blusa ou vestido já contar com muitas pedrarias e detalhes, não é investir em colares, pingentes, brincos ou pulseiras exagerados.

Nesse caso, o mais interessante é usar a estratégia do “menos é mais”: quanto menos detalhes extras os acessórios tiverem, melhor. Assim, você encontra o equilíbrio perfeito e não transmite a ideia de “extravagância”, que não é comum ao estilo.

Por outro lado, caso o seu look seja mais modesto, com cores fortes ou mais claras, mas lisas e sólidas, o caminho inverso pode ser a melhor escolha. Invista em acessórios diferentes como tiaras trabalhadas, laços, sapatos com cores interessantes e bolsas delicadas.

Sapatos 

Montagem com foto de 3 sapatos: pessoa de pele clara usando saia verde e tênis branco; pessoa de pele clara usando salto branco anabela com tiras e pessoa de pele clara usando salto com laço
Fonte: Pinterest

Para os sapatos no estilo romântico, o mais comum é apostar em sapatilhas, alpargatas, sandálias abertas com tiras finas e abotoamento no tornozeloTênis femininos também são bem-vindos, geralmente no estilo mais social e delicado.

Quanto às cores, é você quem decide! Só para ilustrar, investir em sapatos coloridos, com cores pastel, pode ser uma boa se você costuma usar looks mais monocromáticos ou preto e brancos.

Ao mesmo tempo, os sapatos mais neutros podem ser os mais aproveitados neste estilo, uma vez que poderão ser combinados com estampas facilmente.

Maquiagem

Montagem com 3 fotos de maquiagem no estilo romântico, todas em mulheres de pele clara e com pele mais clean, poucas cores e batom nude
Fonte: Pinterest

As maquiagens da mulher romântica não são extravagantes, nem chamativas demais. Desse modo, elas seguem o princípio de leveza e delicadeza de todo o restante.

Por isso, podem ser compostas por base, corretivo, blush moderado e sombras neutras, em tons terrosos. Para finalizar, rímel e batom nude, rosa ou vermelho, a fim de fortalecer a feminilidade.

Também é possível investir em sombras coloridas e delineados finos, com o objetivo de trazer um ar mais artístico à combinação.

Peças-chaves no guarda-roupa de alguém com estilo romântico

Mulher de pele clara usando cropped branco de amarração romântico e calça jeans
Fonte: Instagram @gracelotti

Toda mulher que adere ao estilo romântico precisa ter pelo menos 3 peças chave:

Com essas 3 peças, é possível criar inúmeras combinações, completas pelos acessórios, sapatos e maquiagens diferenciados.

Mulher ruiva de pele clara usando vestido midi romântico verde e branco
Fonte: Instagram @male_besson

Como se vestir de um jeito romântico?

Mulher de pele clara usando cropped azul de ombro a ombro e calça jeans
Fonte: Instagram @mariaevidotti

Com toda a certeza, se vestir de um jeito romântico não é difícil — basta ter as inspirações adequadas. Ao escolher novas roupas para comprar, analise sempre o caimento, a estampa, e com qual outra peça, no caso das blusas e saias, principalmente, aquele item combinaria.

Mulher loira de pele clara usando vestido longo fúcsia com manga de renda
Fonte: Instagram @itsabinunn

Além disso, aposte mais em vestidos, caso goste. Se acaso preferir shorts e calças de cintura alta, opte pelos mais básicos, para investir em blusas, camisas e suéteres mais delicados e trabalhados.

Mulher de pele clara e cabelo branco usando blusa bege com detalhes em renda e calça jeans levemente destroyed
Fonte: Instagram @greceghanem

Ainda mais, não se esqueça dos acessórios: lenços, laços, tiaras, colares e brincos interessantes, que tragam harmonia ao look.

Inspirações de celebridades com looks estilo romântico

Além da personagem Lara Jean, existem inúmeras celebridades adeptas ao estilo romântico para se inspirar: desde atrizes até influencers.

Ticiane Pinheiro, jornalista e apresentadora brasileira, é uma grande fã do estilo romântico, e aposta nele até mesmo em maiôs.

Montagem com 3 fotos da Tici Pinheiro: de maiô romântico na piscina; conjunto rosa de cropped com manga bufante e calça e vestido branco com renda e babado
Fonte: Pinterest

Vic Ceridono é outra brasileira que aposta muito no estilo romântico e expressa sua personalidade através dos looks que compõe.

Montagem com 3 fotos de Vic Ceridono: uma usando conjunto de blusa gola alta e saia plissada; outra usando blusa laranja e saia midi marrom e outra usando blusa branca com babado e calça
Fonte: Instagram @vicceridono

A princesa britânica Kate Middleton também é conhecida por apreciar e montar looks incríveis com o estilo romântico. Afinal, ela investe em bordados e tecidos delicados.

Três fotos de Kate Middleton usando looks românticos: uma de camisa branca e calça marrom, outra de vestido rosa de renda e outra de vestido azul com laço, renda e transparência
Fonte: Pinterest

A atriz Keira Knightley é outra referência incrível de looks românticos e bem elaborados, sempre com graciosidade e, ao mesmo tempo, seriedade.

Montagem com 3 fotos de Keira Knightley: uma de vestido azul; outra de vestido ranco com renda e outra de camisa branca amarrada e saia plissada amarela
Keira Knightley e seu estilo romântico. Fonte: Pinterest

Conclusão

De fato, o estilo romântico é incrível e pode ser visto em estampas florais, babados, plissados e bordados delicados. Todos esses detalhes são responsáveis por expressar a personalidade meiga, jovial e feminina das mulheres adeptas.

Se você gosta de conteúdos de moda, precisa conferir nossa seção de Estilo, aqui mesmo no Portal Fashion Bubbles. Nela, você encontrará diversas dicas e inspirações para ficar sempre na moda.

Por fim, siga também o Fashion Bubbles no Google News. Dessa maneira, você pode se manter sempre informada sobre as principais tendências e discussões do universo fashion e do entretenimento.

Fonte: fashionbubbles

Sobre o autor

Avatar de Sophia Costa

Sophia Costa

💕 Digital Influencer | Apresentadora | Modelo | Miss 🇧🇷
@princesinhamt