Manifestantes anti-Israel interromperam uma missa na , em , nos Estados Unidos, no Ăşltimo sábado, 30. Em vĂdeo capturado por uma das pessoas que estavam na igreja, Ă© possĂvel ver trĂŞs indivĂduos que seguram uma faixa com a escrita “silĂŞncio = morte.”
Segundo testemunhas, os manifestantes entraram aos gritos de “Palestina livre” e se posicionaram em frente ao altar. Eles seguraram a faixa por cerca de 15 segundos, mas logo foram removidos por seguranças da igreja.
Segundo o jornal New York Post, religiosos que estavam no local reclamaram da atitude dos manifestantes. “Todos nĂłs temos de respeitar a religiĂŁo uns dos outros”, disse Arturo Ballester, um homem de 59 anos do distrito nova-iorquino do Brooklyn. “O que está acontecendo em Gaza Ă© terrĂvel, mas há outras maneiras de mostrar o seu ponto de vista.”
Outra cristã também reclamou da atitude dos invasores. Ela alegou que a manifestação deveria ocorrer em outro local. “Não dentro da igreja”, disse a mulher, que não quis ser identificada pela imprensa norte-americana. “Lá fora, eles podem ser tão livres quanto quiserem. Gaza é uma situação muito ruim, mas este é um lugar de santuário para nós. Tenham um pouco de respeito, por favor.”
Antes do inĂcio da Semana Santa, a ConferĂŞncia dos Bispos CatĂłlicos dos EUA pediu oração pela paz no Oriente MĂ©dio. “À medida que a Igreja entra na Semana Santa e o sofrimento de Cristo na cruz e a sua ressurreição se tornam presentes para nĂłs de forma tĂŁo vĂvida, estamos ligados Ă prĂłpria fonte de esperança.”
Os invasores Matthew Menzies, John Rozendaal e Gregory Schwedock foram levados sob custĂłdia pela polĂcia de Nova York. O trio, que Ă© conhecido por participar de protestos ambientalistas, foi acusado de interrupção de culto religioso.
Schwedock, que mora no bairro de Upper East Side, tambĂ©m em Nova York, foi preso em setembro de 2023 depois de interromper um jogo de tĂŞnis do Aberto dos EUA. Na ocasiĂŁo, o manifestante colou os pĂ©s no chĂŁo de concreto enquanto usava uma camiseta escrita “Fim dos combustĂveis fĂłsseis”.
Morador do bairro de Inwood, Rozendaal tambĂ©m já foi preso. Em abril de 2023, ele foi levado pela polĂcia por pichar “Criminoso climático e sem petrĂłleo novo” em uma janela do banco Citbank.
Gabriel de Souza é estagiário da Revista em São Paulo. Sob a supervisão de Anderson Scardoelli
Fonte: revistaoeste





