Notícias

Menina de 6 anos com condição rara passará pela 4ª cirurgia no crânio

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

A pequena Eloá, de 6 anos, moradora de Cuiabá, enfrenta desde o nascimento uma batalha delicada pela própria saúde. Diagnosticada com cranioestenose — uma condição rara que compromete o crescimento do crânio —, a menina já passou por três procedimentos de reconstrução craniana e agora precisa enfrentar uma nova cirurgia, prevista para fevereiro de 2026.

Agora, a família pede ajuda para arrecadar R$ 50 mil para a cirurgia e outros procedimentos cirúrgicos, por meio da venda de uma rifa ou do envio de qualquer valor via Pix, pela chave 104.006.681-06.

A primeira cirurgia aconteceu ainda nos primeiros meses de vida, quando Eloá tinha apenas 4 meses, em 2020. Com o crescimento, no entanto, novas complicações surgiram. Ao 1 ano e 8 meses, ela precisou passar por uma nova intervenção após o aparecimento de uma encefalocele.

No ano passado, a criança voltou a ser internada depois de ser diagnosticada com edema de papila — condição que indica aumento da pressão intracraniana. Diante do risco, os médicos realizaram uma terceira cirurgia, desta vez para descompressão do cérebro.

Agora, Eloá precisa passar pela quarta cirurgia, que corresponde à segunda etapa do procedimento realizado anteriormente. A intervenção prevê a retirada das placas e a reconstrução da parte frontal do crânio, etapa considerada essencial para garantir o desenvolvimento, a segurança e a qualidade de vida da criança.

Sem acesso ao procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por plano de saúde, e sem tempo hábil para recorrer à Justiça, a família enfrenta sozinha os custos do tratamento. Eloá não tem pai, e a mãe trabalha para arca sozinha com todas as despesas médicas.

Mesmo sem receber integralmente o valor da cirurgia anterior, a médica responsável aceitou dar continuidade ao tratamento, o que gerou uma dívida em aberto além do custo da nova intervenção.

Para conseguir seguir com o tratamento, a família passou a mobilizar redes de apoio e promove uma rifa solidária, na tentativa de arrecadar recursos para custear a cirurgia.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.