Combate ao Mosquito
Mundo

Médico uruguaio falece ao nadar através do Rio da Prata

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Gonzalo Leal, médico uruguaio de 55 anos, morreu ao tentar atravessar o Rio da Prata a nado na última quinta-feira, 1. 

A informação foi confirmada na sexta-feira 2 por autoridades locais e conhecidos do médico. Ele estava muito perto de tocar a costa argentina e de realizar o sonho quando morreu.

Leal era um cirurgião renomado que vivia na cidade de Salto, no noroeste do . Alejandro Pérez, porta-voz da Marinha do Uruguai e capitão de mar e guerra, disse que o médico uruguaio morreu “faltando um quilômetro para completar sua jornada.”

Argentina investiga morte de médico uruguaio

rio da pratario da prata
O Rio Da Prata Tem Cerca De 220 Km De Largura Máxima | Foto: Wkimedia Commons/Earth Sciences And Image Analysis Laboratory, Nasa Johnson Space Center

O médico era pai de quatro filhos. Ele foi candidato a prefeito de Salto pelo Movimento Naranja do Partido Colorado em 2020.  E anunciou que começaria a travessia entre 1 e 10 de fevereiro, quando fosse autorizado pelas autoridades, por meio do seu .

“Sempre há uma embarcação que acompanha esse tipo de atividade”, disse Pérez aos jornalistas. “Ele foi colocado na embarcação, e foi impossível reanimá-lo devido à parada cardíaca que ele sofreu. ” O porta-voz da uruguaia também disse que o caso está sob jurisdição da Argentina.

Gonzalo Leal era um nadador experiente. Ele partiu por volta das 04h30 de quinta-feira da cidade uruguaia de Colonia del Sacramento para nadar 40 km até a localidade argentina de Punta Lara, na província de Buenos Aires, segundo o jornal O Globo.

Leal queria atravessar “o rio mais largo do mundo”, conforme indicado pela a Open Waters Argentina (OWA), o circuito para amantes da natação em águas abertas que organizou o evento. O Rio da Prata tem cerca de 220 km de largura máxima.

“Esse uruguaio de 55 anos, treinado pelo espanhol Sergi García, representa o Club Remeros de Salto”, disse a OWA. “Durante todo o ano passado, ele dividiu seu tempo entre a sala de cirurgia (como cirurgião vascular) e a piscina, se preparando para esse desafio.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.