O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, defendeu que o Brasil cobre, durante a Conferência do Clima (COP 30), marcada para novembro em Belém (PA), o cumprimento dos compromissos assumidos pelos países de primeiro mundo para a redução das emissões de carbono.
A declaração foi feita nesta quarta-feira (13.8), durante reunião do Fórum dos Governadores, na capital paraense, que sediará o evento este ano. Mendes citou um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) que aponta que, entre os 75 países que firmaram compromissos nas conferências climáticas anteriores, apenas 1% do que foi prometido foi cumprido — quando o mínimo esperado era 45%.
“Nessa COP, é relevante cobrar dos países que não façam mais compromissos, e sim cumpram o que já prometeram”, reforçou.
Segundo o governador, enquanto o Brasil é responsável por apenas 3% das emissões globais e preserva cerca de 60% de seu território, países ricos não só descumprem metas, como aumentam a poluição. Ele criticou a postura de nações desenvolvidas que, mesmo ampliando atividades altamente poluentes, como a exploração de xisto nos Estados Unidos e a queima de carvão na China, exigem que o Brasil limite a exploração de seus recursos naturais.
“Não podemos aceitar que venham na nossa casa dizer o que fazer com nossas florestas e biomas quando eles não cumprem o combinado. Nossa energia é majoritariamente limpa, poucos países no mundo podem dizer isso”, afirmou Mendes.
O governador defendeu o desenvolvimento sustentável aliado à exploração consciente de recursos, destacando que a preservação deve vir acompanhada de responsabilidade e justiça nas cobranças internacionais.
O evento
A COP 30 será realizada entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA), reunindo representantes de mais de 190 países para negociações, debates e eventos voltados às mudanças climáticas globais.
Fonte: cenariomt