Um levantamento do Censo, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela um cenário surpreendente: Mato Grosso se destaca como um dos estados mais bem-sucedidos em arborização urbana. Com 81,1% de sua população em ruas com árvores, o estado ocupa a 5ª posição nacional, um índice bem acima da média brasileira, que é de 66,3%.
O dado contrasta com a situação de outros estados na Amazônia Legal. Apesar de abrigar a maior floresta tropical do planeta, a maioria deles tem índices de arborização urbana abaixo da média nacional. Enquanto 58,7 milhões de brasileiros vivem em ruas sem árvores, o Pará, por exemplo, que sediará a COP30, figura entre os estados com menor índice de arborização urbana.
A força de Mato Grosso neste ranking é impulsionada especialmente por cidades do interior. Municípios considerados “capitais do agronegócio”, como Lucas do Rio Verde, Sinop e Rondonópolis, se destacam com mais de 93% da população urbana vivendo em vias arborizadas. O desempenho do estado o coloca em um grupo seleto, atrás apenas de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Fonte: cenariomt