Sinop, Mato Grosso | Representantes do setor de transporte se reuniram com integrantes do governo federal para tratar do andamento de dois projetos estratégicos para a infraestrutura nacional: a ferrovia conhecida como Ferrogrãoe a rodovia BR-319. O encontro ocorreu em Brasília e reforçou a necessidade de acelerar obras que promovam a integração modal e a redução dos custos logísticos.
A Ferrogrão, planejada para ligar a cidade de Sinop, no Mato Grosso, ao porto de Miritituba, no Pará, é vista como essencial para o escoamento da produção agrícola da região Norte. Com cerca de 930 km de extensão, a ferrovia tem como objetivo principal facilitar o transporte de grãos, reduzir a dependência de rodovias e portos do Sudeste, e garantir maior eficiência e menor impacto ambiental na logística.
Durante o encontro, representantes do setor destacaram a importância de projetos de longo prazo que promovam uma logística mais sustentável e competitiva. A proposta é priorizar alternativas que aliviem gargalos no transporte e deem conta do crescimento contínuo da safra agrícola, especialmente em regiões como o Mato Grosso, principal polo produtor de grãos do país.
Após anos de paralisação por conta de disputas judiciais ligadas a impactos ambientais em áreas próximas a reservas indígenas no Pará, o projeto da Ferrogrão passou por ajustes conduzidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A proposta segue aguardando aprovação, sem previsão de novos valores de investimento, apesar de anteriormente contar com apoio financeiro de grandes grupos do agronegócio e recursos públicos.
A BR-319, que também está em análise, é considerada uma via estratégica para melhorar a ligação entre o Norte e o restante do país, com impacto direto na logística de transporte de insumos e produtos.
A discussão dos projetos marca um passo importante na tentativa de viabilizar uma malha logística mais integrada, favorecendo a produção e a competitividade brasileira no mercado internacional.
Fonte: cenariomt