MATO GROSSO SAÚDE

Mato Grosso amplia vacinação contra influenza para toda população, porém cobertura continua abaixo do ideal

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A vacinação contra a influenza foi ampliada para toda a população de Mato Grosso com mais de seis meses de idade desde o dia 1º de julho. No entanto, os números ainda preocupam: apenas 627.128 doses foram aplicadas desde o início da campanha, em abril, o que representa uma cobertura vacinal de 39,2% entre os grupos prioritários — crianças, idosos e gestantes — em um universo de 840 mil pessoas.

A taxa é inferior à média nacional, que alcança 44,4%, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Apesar da baixa adesão, o Estado já distribuiu mais de 1,2 milhão de doses aos municípios, que são os responsáveis pela aplicação nos postos de saúde.

Entre os destaques positivos, Planalto da Serra lidera o ranking estadual com 97,5% de cobertura no público-alvo, superando a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Outros municípios com bom desempenho incluem União do Sul (80,7%), São José do Povo (76,3%) e Lambari D’Oeste (76,3%).

“As cidades com os maiores percentuais de vacinação estão de parabéns. É preciso valorizar e reforçar todas as ações voltadas à imunização da população”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. Ele reforça que as vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todos os municípios.

Por outro lado, as maiores cidades do estado ainda têm desempenho abaixo do ideal. Cuiabá tem cobertura de 36,8%, Várzea Grande registra 28,5%, e Rondonópolis, 42,9%. Em números absolutos, entretanto, essas cidades foram as que mais vacinaram: 111.342 doses em Cuiabá, 37.537 em Várzea Grande e 45.977 em Rondonópolis.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, destacou que a vacinação é uma importante aliada para evitar complicações e internações decorrentes de infecções respiratórias, especialmente durante o inverno. “É essencial que os municípios façam ações de busca ativa, promovam vacinação fora das unidades e estendam os horários de atendimento para elevar os índices de imunização”, orientou.

Programa Imuniza Mais MT

Desde 2021, o Governo de Mato Grosso mantém o programa Imuniza Mais MT, que premia os municípios com melhor desempenho em vacinação. A iniciativa tem contribuído para o aumento da cobertura vacinal infantil, com foco em imunizantes como BCG, Tríplice Viral e Pentavalente.

Com investimentos de quase R$ 20 milhões entre 2021 e 2025, o programa tem fortalecido a infraestrutura da rede municipal de saúde, por meio da aquisição de equipamentos, capacitações, insumos e melhorias logísticas. “A ideia é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os cidadãos”, concluiu Alessandra.

A intensificação da vacinação contra a gripe é considerada fundamental para conter a circulação de vírus respiratórios e proteger os mato-grossenses em um período de maior vulnerabilidade à doença.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.