A Marfrig informou ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que decidiu paralisar a produção de carne bovina destinada aos EUA em seu complexo de Várzea Grande, em Mato Grosso. De acordo com informações da Folha de São Paulo, o pedido de paralisação temporária de envio para o mercado norte-americano está ligado a motivos comerciais. Não há detalhamento sobre o volume que deixará de ser enviado ao consumidor americano.
O analista de Safras & Mercado, Fernando Iglesias, destacou que a decisão da Marfrig não
surpreende, uma vez dentro desse ambiente de tarifas adicionais por parte dos EUA as vendas deverão ficar prejudicadas para este destino e os frigoríficos brasileiros deverão buscar novas alternativas.
De acordo com a Marfrig, a paralisação da produção destinada ao mercado americano passou a valer no dia 17 de julho. O retorno, que ainda não tem data prevista para ocorrer, deverá ser informado aos órgãos de fiscalização com 72 horas de antecedência.
A unidade de Várzea Grande é uma das mais importantes da companhia no Brasil, reunindo
operações de abate e processamento industrial de carne bovina.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Dia de Ajudar no Google News!
Instalada no complexo adquirido da BRF em 2019, a planta foi reativada com um investimento inicial de cerca de R$ 100 milhões e desde então passou por ampliação.
A capacidade de processamento atual da unidade é de aproximadamente 2.000 cabeças de gado por dia, com produção de alimentos processados de cerca de 70 mil toneladas ao ano.
Na unidade, a Marfrig faz abate, desossa e industrialização de produtos. O local está
habilitado para exportar para 22 países, incluindo China e Europa, além dos EUA.
Fonte: canalrural