Mundo

Lavagem da Escadaria Baden Powell homenageia Oxossi em Copacabana: tradição e espiritualidade em foco

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1

Baianas realizaram nesta terça-feira (20), feriado dedicado a São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, a segunda lavagem da Escadaria Baden Powell, em Copacabana. A ação foi promovida pelo Bloco do Saci em parceria com o programa Rosas no Caminho e repetiu a celebração iniciada no ano passado.

O ritual também homenageia o orixá Oxóssi, que no sincretismo afro-brasileiro é associado a São Sebastião. Ambos compartilham o símbolo do arco e flecha, elemento que representa proteção, resistência e ligação com a natureza. Enquanto Oxóssi é reconhecido como rei das matas, da caça, da fartura e do conhecimento, São Sebastião simboliza fé, perseverança e defesa contra doenças e injustiças.

A Escadaria Baden Powell é um mosaico de arte urbana feito com azulejos, espelhos e cerâmicas reaproveitadas. A obra foi criada pelos artistas Júlio Pedroso e Pablo Aníbal Romero Cardozo e está localizada ao lado da Sala Municipal Baden Powell, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, área onde funcionava o antigo Cine Ricamar. O espaço também é conhecido como Escadaria AmoRal.

A lavagem foi conduzida por baianas com água de cheiro e pétalas de flores, acompanhadas por ogãs, responsáveis pelo ritmo dos atabaques nos rituais de candomblé e umbanda. A cerimônia contou com a condução espiritual da yalorixá Alba de Oyá e reforçou o respeito às religiões de matriz africana.

Após o ritual, um cortejo formado por baianas, batuqueiros e foliões seguiu até a Praça Manoel Campos da Paz, com bateria criada especialmente para o evento. No mesmo dia, o Bloco do Saci realizou a escolha do samba-enredo para o carnaval de 2026, com três composições disputando a preferência do público por voto popular.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.