A primeira-dama, Janja da Silva, afirmou que o Palácio do Planalto foi “vĂtima do Ăłdio” em 8 de janeiro de 2023. A declaração ocorreu durante uma cerimĂ´nia em lembrança aos atos de 8 de janeiro, quando houve depredação nos prĂ©dios da Praça dos TrĂŞs Poderes.
“O Palácio do Planalto, onde estamos hoje, foi vĂtima do Ăłdio que estimula e continua estimulando atos antidemocráticos, que continua estimulando falas fascistas e autoritárias”, disse . Ela tambĂ©m afirmou que o governo responde com “uniĂŁo, solidariedade e amor” aos ataques que recebe.
A mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, em um evento que marcou a restauração e a devolução de 21 obras de arte danificadas pelos vândalos.
Janja tambĂ©m afirmou que os atos de 2023 devem ser relembrados como “um alerta de que a democracia deve ser defendida diariamente”. “MemĂłria Ă© o antĂdoto contra as tentações autoritárias”, filosofou a primeira-dama.
O ato convocado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em memória às manifestações de 8 de janeiro de 2023 não ganhou adesão popular. Pelo menos desde às 9h desta quarta-feira, 8, a Praça dos Três Poderes conta com apenas alguns apoiadores.
Nesta manhã, Lula realizou uma cerimônia de reintegração de obras de arte danificadas durante as manifestações e o descerramento da obra , de Di Cavalcanti, no 3° andar do Palácio, onde fica o gabinete presidencial.

Na sequĂŞncia, o petista discursa com autoridades dos TrĂŞs Poderes da RepĂşblica. Os presidentes LuĂs Roberto Barroso (STF), Rodrigo Pacheco (Senado) e Arthur Lira (Câmara), nĂŁo participaram do evento.
Depois dos discursos polĂticos, ocorre o chamado “Abraço da Democracia” na Praça dos TrĂŞs Poderes. Na ocasiĂŁo, o presidente descerá a rampa do Planalto para se juntar ao pĂşblico no ato simbĂłlico.
Fonte: revistaoeste





