Em 6 de fevereiro, a (FAB) abriu um inquérito para investigar a participação de três militares em tráfico de drogas. A ação decorre de uma operação da Polícia Civil do Amazonas, que prendeu os suspeitos no começo do mês. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 21.
Segundo o portal Metrópoles, a investigação militar está sob a responsabilidade da Justiça Militar da União, em Manaus. O inquérito baseia-se no artigo 290 do Código Penal Militar, que prevê penas de até 5 anos de reclusão para crimes de tráfico.
Os suspeitos, Alexssander Gamas de Seixas, Dinei Ferreira Viana e Anderson Jovani Aguiar Castrillo, são acusados de facilitar o transporte de entorpecentes em aeronaves da FAB. O trajeto ocorria entre São Gabriel da Cachoeira e Manaus, capital do Amazonas.
Atualmente, os militares estão detidos na 2ª Brigada de Infantaria de Selva. A investigação prossegue sob supervisão das autoridades competentes.
A delegada Grace Jardim informou que “o caso começou com a apreensão de 342 kg de maconha, ainda em 2024”. A operação inicial identificou um suposto financiador, um homem de 42 anos, envolvido em lavagem de dinheiro na região.
Fonte: revistaoeste