Quais são as novas regras de aposentadoria? Este é um dos principais temas de interesse dos trabalhadores brasileiros, e cada ano novas regras podem impactar quem está interessado em se aposentar.
Em 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trouxe algumas mudanças importantes que afetaram tanto os segurados do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) quanto os servidores públicos.
Principais mudanças nas regras de aposentadoria em 2025

Desde a Reforma da Previdência de 2019, a idade mínima para aposentadoria vem passando por alterações progressivas. Veja o que mudou este ano:
Idade mínima para mulheres : A idade mínima para aposentadoria das mulheres no INSS aumentada para 58 anos e 6 meses , além dos 30 anos de contribuição exigidas.
Idade mínima para homens : Para os homens, a exigência continua sendo 65 anos de idade e pelo menos 15 anos de contribuição.
Regra de pontos (soma da idade + tempo de contribuição) :
-
Mulheres: agora precisamos atingir 91 pontos .
-
Homens: devem alcançar 101 pontos .
Aposentadoria por tempo de contribuição : Essa modalidade deixou de existir para novos segurados, mas quem já estava no sistema antes da reforma pode se encaixar em regras de transição.
Servidores públicos : A idade mínima também aumentou para 57 anos e 6 meses para mulheres e 62 anos e 6 meses para homens, com exigência de 30 e 35 anos de contribuição, respectivamente.
Regras de transição para quem já contribuiu antes da reforma

Para quem já contribuiu antes da reforma de 2019, existem algumas opções para facilitar a reforma:
✅ Pedágio de 50% : Se faltavam menos de 2 anos para cumprir o tempo mínimo de contribuição antes da reforma, o seguro pode pagar um pedágio de 50% sobre o tempo restante.
✅ Pedágio de 100% : Quem deseja se aposentar sem idade mínima pode pagar o equivalente ao tempo que faltava para atingir o tempo de contribuição antes da reforma.
✅ Transição por pontos : A soma da idade com o tempo de contribuição continua subindo anualmente.
Como saber quando posso me aposentar?

O INSS disponibiliza um simulador de aposentadoria no site Meu INSS. Basta acessar a plataforma, inserir seus dados e verificar qual regra se aplica ao seu caso.
Se você está próximo de se aposentar, vale a pena verificar as mudanças nas regras de aposentadoria e planejar bem sua saída do mercado de trabalho para garantir um benefício mais vantajoso.
Isso também pode te interessar:Auxílio-inclusão: Como funciona e quem tem direito ao benefício do INSS em 2025
E lembre-se: manter as contribuições no dia e acompanhar as mudanças na legislação é fundamental para garantir um futuro financeiro mais tranquilo.
Fonte: cenariomt