Mundo

Inscrições para o Encceja de 2022 encerram esta semana para detentos

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2025 se encerram nesta sexta-feira (11). O prazo também contempla solicitações de atendimento especializado e uso de nome social.

Destinado a quem não concluiu os estudos na idade adequada, o Encceja permite obter certificação do ensino fundamental ou médio. Para participar, é preciso ter ao menos 15 anos (fundamental) ou 18 anos completos (médio) na data da prova.

A inscrição é voluntária e gratuita. O responsável pedagógico da unidade prisional ou socioeducativa deve realizar o cadastro no sistema do Inep, mantendo sob sigilo os dados dos participantes, como CPF e senha de acesso.

Conforme o edital de 2025, as provas acontecerão em 23 e 24 de setembro, sem a necessidade de deslocamento dos candidatos para fora das unidades prisionais. Para isso, as unidades devem oferecer estrutura adequada, com espaços cobertos, iluminação, mobiliário apropriado e condições de segurança.

O Encceja PPL 2025 terá quatro provas objetivas por nível de ensino, com 30 questões cada e uma redação. No ensino fundamental, serão abordadas áreas como ciências naturais, matemática, língua portuguesa e estrangeira, artes, educação física, história e geografia. No ensino médio, os conteúdos incluem química, física, biologia, língua portuguesa e estrangeira, artes, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia.

Desde 2002, o Inep organiza o Encceja para avaliar competências adquiridas formal ou informalmente. Os resultados servem como referência nacional e são utilizados para certificação pelas secretarias de Educação e institutos federais, oferecendo aos participantes a oportunidade de retomar os estudos.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.