Prêmio Sebrae Mulher de Negócios valoriza histórias inspiradoras e abre inscrições para microempreendedoras
Empreendedora de Tangará da Serra, vencedora estadual na categoria MEI, inspira outras mulheres a compartilhar suas trajetórias e desafios
20/05/2025 às 09:05
A empreendedora Maria Ramona Gomes Santos Vilela, fundadora da Ramonna Moda Íntima, conquistou o primeiro lugar na categoria Microempreendedora Individual (MEI) da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024. Representando Tangará da Serra, ela teve sua trajetória de superação e persistência reconhecida entre centenas de empreendedoras de Mato Grosso. As inscrições para a edição de 2025 da premiação estão abertas até o dia 15 de junho. As interessadas podem se inscrever gratuitamente AQUI.
A diretora-superintendente do Sebrae Mato Grosso, Lélia Brun, ressalta o compromisso da instituição com o fortalecimento do empreendedorismo feminino no estado. “Temos desenvolvido uma série de programas, eventos e capacitações voltadas exclusivamente para mulheres, com o objetivo de estimular o protagonismo feminino nos negócios e garantir que elas tenham as ferramentas necessárias para crescer, inovar e se manter competitivas no mercado”, afirma.
Segundo Denise Pimpim, gestora de Empreendedorismo Feminino do Sebrae Mato Grosso e responsável pelo prêmio no estado, a premiação vai muito além de reconhecer trajetórias bem-sucedidas. “O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma forma de visibilizar histórias que inspiram. Ao se inscreverem, as mulheres fazem uma imersão em suas próprias jornadas, reconhecem conquistas, enfrentamentos e aprendizados”, destaca.
Para a gestora, participar do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma oportunidade que contribui para o fortalecimento da autoestima das empreendedoras, amplia as conexões profissionais e serve como fonte de inspiração para que outras mulheres também iniciem ou consolidem seus negócios com mais confiança e propósito.
A trajetória de Maria Ramona é uma dessas histórias inspiradoras, que estimulam outras mulheres a persistirem. Antes de alcançar o sucesso com o empreendimento, Maria Ramona acumulou uma série de experiências profissionais em diferentes áreas, em alguns casos sem sucesso.
Natural de Ponta Porã (MS), Maria Ramona mudou-se ainda criança para Tangará da Serra, onde construiu a maior parte de sua história. Iniciou a vida profissional aos 15 anos, em uma distribuidora de revistas. Também empreendeu em loja de roupas, vendas de enxovais e semijoias, montou uma cachaçaria, trabalhou em um escritório, administrou um mercado e atuou como cabeleireira.

A virada de chave ocorreu durante uma viagem a Minas Gerais, quando teve uma experiência pessoal marcante que a motivou a iniciar um novo caminho no empreendedorismo. Ao retornar para Tangará da Serra, começou a vender lingerie de forma autônoma e passou a atender clientes de porta em porta. Após um ano, conseguiu abrir sua loja física com o objetivo de oferecer não apenas produtos, mas uma experiência que promovesse autoestima, conforto e empoderamento feminino.
Apesar da experiência em vendas, Maria Ramona enfrentou dificuldades na gestão do negócio. Foi então que encontrou no Sebrae/MT o apoio necessário para profissionalizar sua empresa. “Eu sabia vender, mas não sabia como administrar, precificar, fazer controle de estoque. Foi no Sebrae Mato Grosso que aprendi tudo. Fiz consultorias, participei de capacitações e implementei estratégias que mudaram completamente a forma como eu conduzia meu negócio”, relatou.
Segundo ela, um dos maiores aprendizados foi sobre marketing digital. “Hoje, 80% das minhas vendas vêm das redes sociais. Também adotei o modelo de consignação de produtos, o que aumentou minha base de clientes e gerou fidelização”, destacou a empreendedora, que investe no atendimento personalizado, com mensagens e brindes em datas especiais.
O PRÊMIO
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios contempla cinco categorias: Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais. Podem se inscrever mulheres com mais de 18 anos, proprietárias de negócios formalizados até 1º de janeiro de 2024. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial do prêmio. Em caso de dúvidas, o Sebrae disponibiliza atendimento pelo 0800 570 0800.
Fonte: Sebrae