Estão abertas as inscrições para o Fórum Regional de Atletas Paralímpicos, que será realizado de 3 a 5 de maio, no auditório da Arena Pantanal, em Cuiabá. O evento é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
A iniciativa tem o objetivo de preparar atletas do Movimento Paralímpico para atuar em representações do segmento. Para isso, oferece painéis e palestras sobre competências imprescindíveis à representatividade de atletas em conselhos de confederações esportivas e no movimento representativo de modo geral.
Em 2025, haverá cinco edições dos Fóruns Regionais, começando por Porto Alegre, de 5 a 7 de abril. A seguir, o evento será realizado em Cuiabá (3 a 5 de maio), Recife (1 a 3 de junho), Rio de Janeiro (6 a 8 de julho) e Boa Vista (12 a 14 de julho).
Os 30 primeiros inscritos serão contemplados com hospedagem e alimentação. As demais 20 vagas serão destinadas a atletas que queiram participar do evento arcando com suas despesas.
Para o Fórum em Cuiabá, as inscrições ficam abertas até o dia 8 de abril (neste link) e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada, com prioridade para os atletas da região Centro-Oeste.
Meeting Paralímpico
O Fórum Regional de Atletas Paralímpicos ocorre paralelamente ao Meeting Paralímpico, que tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional. Também promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Meeting envolve competições de alto rendimento e provas voltadas para inclusão e iniciação esportiva de novos talentos.
As disputas do Meeting Paralímpico em Mato Grosso serão realizadas no dia 3 de maio, em espaços esportivos de Cuiabá e Várzea Grande. Integram a programação competições de alto rendimento, as Paralimpíadas Escolares e Universitárias, além dos Intercentros, que são voltados para crianças e jovens dos Centros de Referência Paralímpicos no Estado.
Serviço | Fórum Regional de Atletas Paralímpicos
Data: 3 a 5 de maio
Local: Arena Pantanal, Cuiabá
Inscrições: aqui
Fonte: mt.gov.br