A partir dessa sexta-feira, 8 de agosto, casais que queiram oficializar o casamento civil podem se inscrever para participar do projeto Casamento Abençoado 2025, uma parceria Prefeitura de Rondonópolis e o Governo do Estado. O anúncio foi feito durante reunião nesta quinta-feira (7) da comissão organizadora do evento que já tem data para acontecer em Rondonópolis.
As inscrições estão sendo feitas em qualquer unidade dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Podem se inscrever casais com renda de até três salários-mínimos, que estejam inscritos no Cadúnico ou que tenham comprovada hipossuficiência financeira, ou seja, que o preço gasto com o registro civil do casamento possa comprometer seu sustento básico ou de sua família.
Rondonópolis é um dos três polos regionais do projeto Casamento Abençoado em Mato Grosso, idealizado pela primeira-dama do estado Virgínia Mendes. Por isso, no dia 23 novembro, data marcado para o casamento, casais dos municípios de Jaciara, Dom Aquino, São José do Povo, Poxoréu, Guiratinga, Alta Araguaia e Pedra Preta vão celebrar juntos dos demais casais rondonopolitanos a oficialização civil da união.
A secretária de Promoção e Assistência Social do município, Alessandra Croco Ferreira, está animada com a abertura das inscrições e convocou os casais que atendam os critérios procurem os Cras para fazer a inscrição. Alessandra acrescentou que, além dos custos do registro civil, os casais terão salão de beleza de graça para fazer penteado e maquiagem, ambientes instagramáveis para registrar o momento especial na vida do casal e ainda saborear doces finos após o encerramento da cerimonia.
A expectativa, de acordo com o secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva de Mato Grosso, Emerson Toledo Santana, é realizar o casamento de cerca de 500 casais no evento de Rondonópolis que está aberto também para a inscrição de casais homoafetivos.
É importante que os casais interessados em se inscrever no projeto procurem uma unidade do Cras para se informar com antecedência e, assim, poder preparar a documentação exigida pelo cartório para fazer o registro.
Fonte: cenariomt