Durante operação de rotina na zona rural de Confresa, um homem de 40 anos foi detido após ser encontrado com armas de fogo, munições e uma ave silvestre abatida. A ação foi realizada pela Polícia Militar do Núcleo de Santa Cruz do Xingu na última segunda-feira (19).
A abordagem ocorreu em uma via entre duas vilas rurais da região, onde a equipe policial parou um veículo para fiscalização. No carro, além de uma arma de pressão e uma ave abatida, foram encontrados diversos itens relacionados à caça. Durante a revista, foram apreendidas duas espingardas calibres .36 e .22, ambas carregadas, 37 munições intactas, e três munições deflagradas calibre .36.
Além disso, os policiais encontraram equipamentos como facões, lanternas, apitos, colimador a laser e um monóculo de visão noturna, todos usados em atividades ilegais de caça. O suspeito apresentou apenas um registro de posse de arma que estava vencido desde outubro de 2023.
O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Confresa e responderá por porte ilegal de arma de fogo e crime ambiental relacionado à fauna silvestre. Esta apreensão reforça as ações de fiscalização e combate a crimes ambientais no Mato Grosso.
Fonte: cenariomt