O governo federal anunciou o lançamento do programa “Aqui é Brasil”, iniciativa voltada ao acolhimento de brasileiros repatriados que se encontram em situação de vulnerabilidade. A ação será coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e terá início oficial na quarta-feira (6), em cerimônia marcada para Brasília.
O programa prevê atendimento psicossocial, assistência à saúde, oportunidades de emprego e moradia. Segundo a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, o objetivo é garantir dignidade e cidadania aos cidadãos repatriados, assegurando-lhes os direitos proporcionados pela regularização no país.
Além do MDHC, a iniciativa contará com a colaboração dos ministérios das Relações Exteriores; do Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à Fome; da Justiça e Segurança Pública; e da Saúde.
Um voo programado para repatriar brasileiros dos Estados Unidos, previsto para segunda-feira (4), foi cancelado. O MDHC informou que uma nova data está sendo negociada, mas até o momento não há previsão de nova viagem nesta semana.
Desde fevereiro, mais de 1.200 brasileiros retornaram ao país por meio de operações organizadas pelo governo federal, com foco na reintegração de pessoas em situação de risco fora do território nacional, especialmente nos EUA.
Fonte: cenariomt