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Mato Grosso Várzea Grande

Governo destina R$ 1,5 mi para manter piso do auxílio do Fethab Diesel

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Conforme divulgado pela Secretaria de Fazenda de Mato Grosso, o Governo estadual vai repassar R$ 1.515.189,16 a 23 municípios para garantir o piso mínimo mensal de R$ 25 mil do auxílio criado após o fim da contribuição do Fethab Diesel. A medida está prevista na Portaria nº 132, publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

Contexto da compensação

De acordo com a Sefaz, o primeiro repasse do valor adicional será efetivado até 31 de outubro e corresponde às diferenças apuradas entre janeiro e setembro de 2025. A iniciativa foi adotada após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou inconstitucionais artigos da Lei nº 7.263/2000 sobre a destinação dos recursos do Fethab Diesel, exigindo a criação de um novo mecanismo de financiamento.

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O governador Mauro Mendes afirmou que o repasse reforça o compromisso com infraestrutura e o apoio aos municípios do interior. Já o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, destacou que o novo modelo traz mais transparência e regularidade na distribuição dos recursos.

Municípios beneficiados

Segundo a portaria, as cidades que receberão o complemento são:

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  • Acorizal
  • Alto Taquari
  • Araguainha
  • Arenápolis
  • Conquista D’Oeste
  • Curvelândia
  • Denise
  • Glória D’Oeste
  • Figueirópolis D’Oeste
  • Indiavaí
  • Jangada
  • Nortelândia
  • Nova Marilândia
  • Nova Olímpia
  • Ponte Branca
  • Porto Estrela
  • Ribeirãozinho
  • Rio Branco
  • Santa Cruz do Xingu
  • Santo Afonso
  • São José do Povo
  • São Pedro da Cipa
  • Várzea Grande

Aplicação obrigatória dos recursos

Conforme a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), os valores só podem ser utilizados em:

  • Manutenção e construção de estradas municipais e estaduais não pavimentadas
  • Implantação e recuperação de pontes e bueiros de até 12 metros
  • Aquisição e manutenção de máquinas e equipamentos rodoviários
  • Compra de combustíveis, lubrificantes e peças essenciais às obras

Impacto na economia local

O vice-governador Otaviano Pivetta ressaltou que a medida mantém a trafegabilidade para o escoamento da produção agrícola, essencial para a economia regional — setor que representa mais de 50% do PIB do estado, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).

Por que importa: Municípios menores dependem desse auxílio para manter estradas transitáveis, garantindo acesso a serviços e sustentação da logística rural.

Reportagem baseada na Portaria nº 132 da Sefaz-MT e declarações oficiais do Governo do Estado.

Fonte: cenariomt

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