O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse que o Hospital Estadual Santa Casa, localizado em Cuiabá, deixará de funcionar sob gestão do Governo do Estado. A informação foi confirmada durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, nesta segunda-feira (14).
“Como gestão do Governo do Estado, ele [Hospital Santa Casa] deixará de existir. Agora, se ele vai virar uma gestão municipal ou de qualquer outra instituição, não posso assegurar isso”, afirmou o secretário.
Segundo Figueiredo, o Estado fez uma requisição administrativa do hospital, que tem data para ser finalizada. O prefeito de Cuiabá já teria manifestado interesse em assumir o prédio, com a possibilidade de transferir para o local o Hospital São Benedito.
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que conduziu a audiência, também destacou a decisão do governo de desativar a unidade hospitalar e enfatizou que os serviços atualmente oferecidos na Santa Casa devem ser redistribuídos entre o Hospital Central, que está sendo finalizado, e outras instituições da rede pública de saúde.
“Aqueles serviços que o Hospital Central absorver serão absorvidos, e os que não forem, serão contratualizados com o Hospital de Câncer, Hospital Universitário e outros”, explicou Lúdio.
A estrutura os serviços oferecidos pela Santa Casa, foram requisitados pelo Governo do Estado em 2019, após grave crise financeira e paralisação do atendimento. Desde então, a gestão estadual investiu na retomada e manutenção dos serviços na unidade, mas decidiu encerrar sua atuação direta no local.
A audiência pública foi realizada nesta segunda-feira (14) para apresentar o modelo de gestão do novo Hospital Central, que está em fase final de obras em Cuiabá e deve iniciar os serviços em setembro.
A proposta do governo é repassar a administração da unidade à Organização Social de Saúde (OSS) responsável pelo Hospital Albert Einstein.
Fonte: primeirapagina