Em Primavera do Leste, Mato Grosso, uma oficina de máquinas agrícolas foi flagrada desviando energia elétrica para um barracão em construção durante a “Operação Energia Limpa”. A ação, realizada por Polícia Civil, Politec e a concessionária de energia, revelou uma ligação clandestina e perigosa, com fios desencapados expostos no chão, oferecendo riscos a pessoas e animais.
Segundo Luciano Lima, gerente da concessionária, o furto direto da rede impede o controle da corrente elétrica, podendo causar curtos-circuitos, incêndios e choques elétricos, especialmente com os fios desencapados.
Na operação, o proprietário da oficina não estava presente, mas um funcionário foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos. A investigação continua e os responsáveis pelos imóveis responderão criminalmente pelo furto de energia.
O furto de energia é crime previsto no Código Penal, com pena de reclusão de um a quatro anos e multa. Além disso, os infratores podem ser obrigados a pagar a energia consumida irregularmente e os custos da operação de fiscalização.
Fonte: cenariomt