O boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (10) pela Fiocruz, indica queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em grande parte do Brasil, sinalizando uma possível reversão da tendência de alta. A redução é atribuída à interrupção do crescimento ou à queda das hospitalizações por Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças pequenas e por influenza A em idosos.
De acordo com os especialistas da Fiocruz, os casos de SRAG por Covid-19 permanecem estáveis e baixos na maioria dos estados, exceto por um leve aumento no Rio de Janeiro. Apesar da tendência de queda geral, os níveis de hospitalização ainda são considerados altos, especialmente em faixas etárias mais vulneráveis.
Segundo o boletim, há registros de crescimento localizado dos casos em algumas faixas etárias. Entre as crianças, os casos ligados ao VSR seguem elevados em quase todo o país, com exceção do Tocantins e Distrito Federal. Já entre os idosos, a incidência associada à influenza A varia de moderada a muito alta em estados do Centro-Sul, além de partes do Norte (Amapá, Rondônia e Roraima) e do Nordeste (Alagoas, Sergipe, Maranhão e Paraíba).
O InfoGripe também aponta possibilidade de aumento de SRAG em crianças em Roraima, associada ao VSR, e tendência de alta entre idosos em alguns estados nordestinos. A estratégia do SUS visa apoiar a vigilância em saúde na identificação de áreas prioritárias para medidas de resposta e preparação.
A Fiocruz reforça a importância de manter a vacinação contra gripe e Covid-19 em dia, principalmente para idosos e imunocomprometidos, que precisam das doses de reforço semestrais. Também recomenda cuidados como etiqueta respiratória, uso de máscaras em locais fechados ou com sintomas de gripe e atenção especial a ambientes com aglomeração.
Fonte: cenariomt